segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Deputado Bira destaca audiência pública realizada no povoado Santa Quitéria em Bacabeira



Da Assecom Dep. Bira

O deputado Bira do Pindaré (PT) participou de uma audiência pública, na manhã desta segunda-feira (17), no povoado Santa Quitéria em Bacabeira. No mesmo dia ele conversou com a Juíza Rosângela Macieira da Comarca de Rosário.

Aproximadamente 3000 pessoas residem em Santa Quitéria, que já tem serviços como energia elétrica, água, colégios, igrejas, campos de futebol, apesar das dificuldades inerentes, o bairro conta com uma estrutura para 700 famílias. As pessoas ocuparam, a mais de 15 anos, a região legitimamente e com o consentimento do poder público.

O povoado fica em frente à obra da Refinaria Premium da Petrobrás. A área de 250 hectares está custando mais de R$ 60 milhões. Após o começo das obras, o senhor Ernesto Vieira Carvalho Neto, que representa a empresa Bacabeira Empreendimentos S/A, registrada na Bahia, com sede em Imperatriz vem ameaçando a população alegando ser dono das terras. 

O petista já havia denunciado da tribuna da Assembleia Legislativa este litígio agrário. Na audiência desta segunda-feira foram tomados alguns encaminhamentos como: A realização de uma nova audiência pública na Câmara Municipal de Bacabeira no dia 19 de março e uma caminhada terminando em ato público no dia 04 de fevereiro.

A Juíza Rosângela garantiu aos moradores do povoado o direito de fazer as intervenções básicas em suas moradias. Direito que estava precarizado pelas constantes ameaças de despejo. As pessoas ficavam expostas ao sol e a chuva e com a proximidade do período chuvoso a situação ficará mais complicada.  

“Também ficamos acertados de que as pessoas possam fazer os ajustes necessários nas suas casas porque elas estavam proibidas de fazer reformas, essa era a informação que elas tinham na cabeça, e os corretores, que estão na área, proibiam até de consertar o telhado da casa, e a chuva chegando”, destacou Bira.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário