quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Comissão Parlamentar da Verdade é instalada na Assembleia Legislativa



Da Assecom Dep. Bira

Na manhã desta quinta-feira (21) foi realizada a primeira reunião da Comissão Parlamentar da Verdade. O Presidente, deputado Bira do Pindaré (PT), comandou os trabalhos e deu inicio oficial as atividades da Comissão. Os deputados Fábio Braga (PMDB), Carlinhos Amorim (PDT), Edilazio Júnior (PV) e Neto evangelista (PSDB) estiveram presentes. 

A Comissão Parlamentar da Verdade tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988. Ela trabalhará em paralelo com a Comissão Nacional da Verdade.

Neste primeiro encontro foram definidos alguns objetivos principais e ações da Comissão. Algumas deliberações: Comunicar a Comissão Nacional a existência da Comissão Estadual; Realizar audiências públicas em São Luís e Imperatriz; Criar calendário de oitivas dos perseguidos pela Ditadura Militar; Sugerir ao executivo a criação de uma Comissão no âmbito do Governo do Estado; Propor a criação de um memorial aos deputados cassados durante a Ditadura Militar; Convidar os parlamentares cassados, Sálvio Dino e Benedito Buzar, para proferir depoimentos (seminários), com data a definir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário