quinta-feira, 14 de março de 2013

Segundo denúncia Vereador de Coroatá foi agredido e ameaçado de morte por jagunço da Prefeita


Da Assecom dep. Bira

O vereador Cássio Reis (PSDB), da cidade de Coroatá, enviou ao deputado Bira do Pindaré (PT) um documento que detalha a tentativa de homicídio sofrida por ele e por sua família no último domingo (10). O parlamentar ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa e leu a denúncia.

De acordo com a denúncia, o vereador que é integrante do grupo que faz oposição à prefeita Tereza Murad, esposa do secretário de Estado de Saúde Ricardo Murad, sofreu no início da noite do último domingo dia 10 por volta das 19 horas uma tentativa de homicídio. Representantes da prefeita no povoado Macaúba, aproximadamente a 30 km da sede do município, invadiram a casa do Vereador.

Cássio teria sido agredido fisicamente e ameaçado de morte por um jagunço conhecido como Nestorzinho, identificado como representante da prefeita naquela localidade. O parlamentar acompanhado de seu pai, irmão e cunhado do agressor visitava a residência do pai do agressor quando o mesmo chegou ao local.

Ele se retirou e caminhou até sua casa, quando foi seguido e teve a residência invadida e depredada por um grupo de aproximadamente cinco agressores liderados pelo representante da prefeita Tereza Murad, munidos de armas brancas, pedras, galhos de árvores.   

O parlamentar que se encontrava acompanhado do seu pai e de sua esposa foi agredido física e verbalmente, assim como seu pai de 68 anos de idade, que teve sinais visíveis de agressão. Um cunhado do agressor que também se encontrava no local e que defendia, naquele momento, o vereador Cássio Reis, das agressões, também foi agredido a murros e pontapés.

O Vereador fugiu de sua casa pelos fundos, pulou cerca, e caiu em matagal com seu pai, sua esposa, irmã, sobrinha, menores de 18 anos que também foram ameaçados. Durante o acontecimento, o representante da prefeita ameaçou o parlamentar de morte e proibiu que o mesmo retornasse àquele povoado, onde este tem residência própria, pois, segundo ele, o retorno do parlamentar àquela localidade, ocasionará em sua morte.

A polícia foi acionada e chegou ao local, evitando uma tragédia. O vereador Cássio Reis, a mulher Tatiana, o seu pai, o cunhado do agressor Telson, foram conduzidos para a Delegacia de Polícia, local onde prestaram depoimento, registraram Boletim de Ocorrência e realizaram exame de corpo delito.

Ainda segundo o documento entregue ao deputado Bira, o parlamentar acredita que as agressões são decorrentes de denúncias da falta de compromisso da prefeita com a população do Povoado Macaúba, feitas pelo mesmo, na tribuna, durante a última sessão da Câmara Municipal, atendendo aos pedidos de moradores daquela comunidade que cobram a reabertura do Posto de Saúde, início das aulas para o ano letivo de 2013, falta de água por mais de 06 dias.

O deputado Rubens Júnior (PC do B) mostrou preocupação com a “criminalização da política”. Para ele este acontecimento em Coroatá é extremamente preocupante, porque não afeta apenas a vida do vereador. “É um crime contra a democracia, contra o Estado do Maranhão. Ou se monta uma força tarefa para se combater, eficazmente, esse tipo de criminalização na política, ou então nós viveremos em um faroeste sem lei”, considerou.

O deputado Bira do Pindaré apelou para que o Ministério Público, a Polícia Civil e o Secretário de Segurança do Estado investiguem, identifiquem e punam os responsáveis por este atentado. “Nós não podemos aceitar que a moeda, que a resposta, que o mecanismo, que o método de enfrentamento político no Estado do Maranhão seja barbárie, seja violência, seja intimidação”, reclamou.

O petista pediu proteção policial ao vereador Cássio Reis e também a solidariedade de todos os colegas parlamentares para que este assunto seja apurado e punido os responsáveis. “Nós não podemos permitir que a voz da Oposição, seja no Parlamento Estadual, no municipal ou no federal, seja calada por ações intimidatórias, em nenhuma hipótese podemos concordar com isso”, sentenciou.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário