segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Comissão Parlamentar da Verdade: Oitivas de vítimas e familiares de vítimas da Ditadura Militar no Maranhão começam nesta terça-feira

Da Assecom Dep .Bira

A Comissão Parlamentar da Verdade vive uma semana de trabalhos intensos. A consultora da Comissão Nacional da Verdade, Glenda Mezaroba está dando suporte técnico necessário no trabalho de ação conjunta das Comissões em relação às investigações das violações cometidas na ditadura militar.

Nesta etapa, que se estende até quinta-feira (05), serão realizadas oitivas e inclusive foram convidadas para os depoimentos as seguintes pessoas: - Religiosos: O Bispo Dom Xavier Guiles, o padre José Antônio, o padre Eider e o padre Marcos Passerini. - Militantes políticos: familiares de Neiva Moreira, Manuel Ventura, familiares de Maria Aragão, familiares de João Francisco dos Santos, familiares de Othelino Nova Alves, também de Rui Frazão, Mateus Neto, Maria de Lourdes Siqueira. E também os artistas que foram vítimas de censura: César Teixeira, Joãozinho Ribeiro, Nagib Jorge Neto e Tácito Borralho.

Os trabalhos estão sendo realizados na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa do Maranhão. De acordo com o presidente da Comissão Parlamentar da Verdade, deputado estadual Bira do Pindaré (PT), esta primeira fase é mais reservada, as pessoas convidadas prestarão seus depoimentos em sigilo. Após a fase preliminar, as pessoas que autorizarem participarão de uma audiência pública marcada para quinta-feira (05), às 08 horas, no Plenarinho da Casa Legislativa.

“Quero agradecer publicamente pela parceria da Comissão Nacional da Verdade, a presença das pessoas que aqui comparecem em nome da Comissão Nacional da Verdade, são muito bem-vindas e vão nos ajudar muito nessa fase que agora é uma fase acelerada que leva ao nosso relatório final, que certamente até o final do ano estará concluído”, garantiu o deputado Bira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário