Da Assecom/Gab. do dep. Bira d Pindaré
O deputado Bira do Pindaré (PT) denunciou na manhã desta quinta-feira (26) as péssimas condições de funcionamento do Hospital Carlos Macieira (IPEM). Ele apresentou um relato de sua visita às dependências do hospital na última terça-feira (24). Na oportunidade, o parlamentar pôde constatar o descaso com a saúde pública no Maranhão.
“É lamentável, o estado é de completo abandono. Eu vi, com meus próprios olhos, os leitos enferrujados, material hospitalar sem nenhuma condição de higiene”, declarou.
O petista criticou a escolha do governo estadual em construir um hospital para os servidores, ao invés de adotar um plano de saúde, como faz o governo federal. De acordo com Bira, essa decisão prejudica enormemente os servidores do interior, que teriam que se deslocar até São Luís para serem atendidos.
A situação de paralisação dos funcionários do hospital também foi registrada no discurso de Bira. Os técnicos estavam em greve reivindicando o recebimento de dois meses de salários atrasados, houve uma negociação entre os servidores e a empresa que administra o hospital e a situação já foi contornada.
O parlamentar questionou o destino e a utilização do dinheiro descontado no contracheque dos servidores públicos. “Todo mês, uma verba destinada ao Fepa, que é o antigo Ipem. Esse recurso é exatamente para manter o hospital. Então para onde está indo esse dinheiro? Quanto de recurso é arrecadado dos servidores para manter esse hospital? E por que esse hospital não conclui essa tal reforma? Por que não regulariza a situação dos médicos profissionais, enfermeiros, etc.?”
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A audiência pública que irá discutir sobre os resíduos sólidos e os catadores no Estado do Maranhão foi adiada para o dia 14 de junho, às 15h, no Plenarinho da Assembleia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário