Da Assecom Dep. Bira
O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) ocupou à tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta segunda-feira (07), para registrar a luta dos povos indígenas do Maranhão. Os indígenas ocupam a sede da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), do município de Imperatriz, desde o dia 31 de outubro.
Os lideres da ocupação apresentaram uma carta com as reivindicações do movimento. As principais são: O afastamento imediato do coordenador regional da FUNAI, o senhor José Leite Piancó Neto; a realização de uma auditoria interna na Coordenação Regional da FUNAI, através da Controladoria Geral da União; encaminhamentos dos processos de regularização fundiária das terras dos povos indígenas do Maranhão, especialmente Cricati, Bacurizinho, Governador, Canela e Awáguajá; garantia orçamentária para inclusão do Plano Plurianual da FUNAI no Plano Nacional e também da Coordenação Regional do Maranhão; o comparecimento urgente, em audiência, do senhor Márcio Meira, Presidente da FUNAI.
O parlamentar garantiu apoio a luta dos indígenas e lembrou que este povo já foi maltratado durante séculos, situação que não pode se repetir e uma questão que precisa ser solucionada com celeridade.
“Endosso a luta dos indígenas. É outro segmento esquecido historicamente e que nós precisamos equacionar, garantir o direito que a Constituição lhes assegura, respeitando naturalmente o direito das comunidades que ali desenvolvem as suas atividades econômicas, sobretudo os trabalhadores rurais, nos assentamentos rurais do INCRA”, cobrou Bira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário