sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Bira do Pindaré sugere programa de fomentação da prática do xadrez em escolas da rede estadual


Promover o ensino e estimular a prática do jogo de xadrez nas escolas públicas do Estado do Maranhão. Este é foco principal do Projeto de Lei que institui a prática do xadrez nas Escolas Públicas Estaduais por meio do Programa Estadual do Jogo de Xadrez – PROX de autoria do deputado Bira do Pindaré (PT).

Segundo informações do parlamentar, a intenção do programa é promover ampla divulgação, junto as escolas públicas estaduais dos benefícios e vantagens da prática do jogo de xadrez no desenvolvimento do raciocínio por parte de seus praticantes.

Bira do Pindaré explicou que através do Programa Estadual do Jogo de Xadrez o poder executivo estadual poderá firmar convênios com clubes, associações e federações que pratiquem a atividade do jogo de xadrez, para a promoção do ensino e difusão da prática do jogo de xadrez nas escolas públicas estaduais.

“Em dezenas de países o xadrez faz parte do currículo escolar e do aprimoramento complementar. O xadrez é um esporte que não faz diferenciação de sexo, idade, condição social, raça nem biótipo, podendo ser praticado por deficientes visuais, auditivos, físicos em geral, em igualdade de condições com os não-deficientes”, justificou, Bira do Pindaré.

O deputado acrescentou que o xadrez é um esporte de baixo custo, que ajuda no desenvolvimento das habilidades mentais das crianças, cooperando com a atenção e a concentração, o julgamento e o planejamento, a imaginação e a antecipação, a memória, a vontade de vencer, a paciência, o autocontrole, o espírito de decisão, a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético, a criatividade e a inteligência.

“Exemplifico o ganho dos estudantes com a prática do xadrez com a escola Dom Barreto, de Teresina, Piauí, que obteve a maior média do Enem de 2006, e tem em seu currículo a disciplina do xadrez, sendo o esporte apontado pelos alunos e professores como importante instrumento para desenvolvimento do estudo”, citou Bira do Pindaré.

O deputado ressaltou que o projeto abre possibilidades para que se possa buscar apoio junto a iniciativa privada para patrocínios de campeonatos entre os alunos da rede pública estadual ou ainda firmar convênios com organizações não governamentais legalmente instituídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário