O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (09), para demonstrar preocupação com os novos números apresentados pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN).
O índice de desenvolvimento municipal da FIRJAN menciona três variáveis: educação, saúde e emprego e renda. Das cem cidades com piores indicadores do Brasil 31 estão no Maranhão e a última colocada é São Félix de Balsas.
São Luís ocupa o 661º lugar entre todas as cidades do Brasil e entre as capitais é a 24ª, ficando em último no Nordeste. Teresina, capital mais próxima da ilha, ocupa o 1º lugar entre as capitais nordestinas.
“O que chama atenção é a posição ocupada por São Luís, a nossa capital, vai completar 400 anos, ano que vem. Temos um histórico muito intenso de presença no desenvolvimento econômico nacional. São Luís, é a 24ª Capital no Ranking Nacional, é a última do Nordeste. Somente três capitais do norte estão abaixo de São Luís, Macapá, Manaus e Rio Branco no Acre, apenas três, no país inteiro”, condenou Bira.
O parlamentar criticou a péssima posição da capital no ranking nacional, tendo em vista o fato que São Luís completará 400 anos em 2012. “Isso nos chama atenção, uma cidade que vai completar 400 anos, revela índices de desenvolvimento extremamente baixos. Esse é o debate que está posto para nós, quando a gente para pra pensar nos 400 anos de São Luís”, concluiu.
Assim como no nosso Estado, nossa capital também tem seus responsáveis por esses índices. O Castelo sucateou o serviço público municipal.
ResponderExcluirEsta semana nossas escolas estão fazendo a Prova Brasil e o SAEB, para definir o seu IDEB. Imagino o desastre que vamos ter, visto que essa administração está sucateando também a educação municipal.
Falto a crítica ao governo municipal.