quinta-feira, 1 de março de 2012

Bira apresenta relatório sobre precariedade da barragem do Bacanga

Da Assecom Dep. Bira
O deputado Bira do Pindaré (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (01), para denunciar o estado de total abandono da barragem do bacanga.
A Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA) encaminhou ao parlamentar dois dossiês, um de 2007 e outro de 2010. Desde 2006 a Apruma apresenta denuncias sobre a precariedade da barragem. A Proenge (empresa contratada pela então Gerência Metropolitana) apontou, ainda em 2003, os riscos da barragem.
O parlamentar garantiu que no dia 3 de Janeiro de 2012 a APRUMA encaminhou ofício ao Secretário de Infraestrutura informando que devido a problemas operacionais, principalmente decorrentes da falta de manutenção, duas das comportas da Barragem já não estão funcionando. E já estão completamente perdidas. Há problemas de erosão comprometendo a estrutura, e a parte estrutural da barragem.
A questão levantada pelo petista é o risco que essa falta de atenção com a barragem pode acarretar para a população da área Itaqui-bacanga, para os estudantes e professores da UFMA e para toda população de São Luís.  
“Quantas pessoas não trafegam pela barragem do Bacanga todos os dias. Quantos cidadãos, pais de família, de todas as classes e profissões frequentam aquela barragem. Professores da Universidade, alunos da Universidade, moradores de todos aqueles bairros da região Itaqui-Bacanga, trabalhadores da Vale do Rio Doce, do Porto do Itaqui, de tanto lugar, de tanta gente, são centenas e milhares de pessoas que correm risco todos os dias, e isso vem sendo alertado”, questionou Bira.
O petista assumiu a responsabilidade de enviar ao Secretário de Infraesrutura do MA uma indicação pedindo providências em relação as obras de reestruturação da barragem do Bacanga.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário