Da Assecom Dep. Bira
O deputado estadual Bira do Pindaré (PT), na qualidade de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, visitou o hospital Infantil Juvêncio Mattos. A ida do parlamentar ao hospital, na tarde desta terça-feira (10), foi motivada por uma denúncia de descaso no tratamento de um paciente oriundo da cidade de Balsas.
O paciente de apenas três meses de idade está internado desde o dia 31 de janeiro com o diagnóstico clínico de cardiopatia congênita. De acordo com Dona Iolene, mãe da criança, a após a criança ter sido diagnosticada como cardiopata a Secretaria de Estado de Saúde (SES) se omitiu do caso e não cumpriu sua função social de assistente das carências da população.
O tratamento hospitalar e médico da criança não podem ser realizados em São Luís e o médico responsável pelo menino pediu a transferência para um hospital de referencia em São Paulo. Os custos com a cirurgia e manutenção do menino em uma Unidade de Tratamento Intensivo ultrapassariam mais de R$ 30 mil.
A SES não se prontificou em arcar com as despesas do tratamento do paciente e a Organização Não-Governamental “Pequenos Corações” assumiu o caso. Segundo Creuzamar de Pinho, coordenadora da ONG, as despesas com o tratamento serão custeadas em parceria com o Hospital de Beneficência Portuguesa em São Paulo.
A mãe e a criança viajam ainda nesta terça-feira para São Paulo. O deputado Bira protestou contra a inoperância e o descaso do Governo do Estado, ele decidiu convidar a SES para comparecer à próxima reunião da Comissão de Direitos Humanos da ALEMA e prestar esclarecimentos sobre o caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário