quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Deputado Bira anuncia o “Festival Cultural outros 400”, nos dias 08 e 09


Da Assecom Dep. Bira

São Luís completará 400 anos no próximo dia 8 de setembro. Completará 400 anos da chegada e invasão francesa ao Maranhão. Não foram os franceses que construíram nossa cidade e sim as comunidades indígenas.

O depurado Bira do Pindaré (PT) utilizou o pequeno expediente da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (06), para homenagear e reconhecer as pessoas que lutaram ao longo do tempo para construir a cidade que temos hoje. 

“Eu quero lembrar aqui a luta dos indígenas que foram os primeiros, inclusive na comunidade do Vinhais Velho tínhamos ali uma população indígena importante e que até hoje tem remanescente de indígenas. Rendo também a minha homenagem aos africanos que vieram para São Luís como escravos trazidos da África a força da violência e a força do dinheiro, dos negócios que eram estabelecidos a época”, louvou Bira.

O parlamentar também lembrou os lutadores dos mais diversos movimentos sociais. Os movimentos de Direitos Humanos, os Sindicatos, às Associações Comunitárias, as pessoas que resistem. Para ele, infelizmente, São Luís chega aos seus 400 anos sem muitos motivos para comemorar.

“A cidade está abandonada, a ilha está cercada de fezes, as praias poluídas, o patrimônio que é reconhecido como o Patrimônio da Humanidade, o nosso acervo arquitetônico está depredado, os casarões caindo aos pedaços, o Centro Histórico está completamente abandonado, fedorento, sujo, as praças de igual maneira, o trânsito é um Deus nos acuda”, lamentou.

Programação pelos 400 anos 

Nos próximos dias 08 e 09 deste mês será realizado o Festival Cultural outros 400, no Vinhais Velho. Será uma programação festiva, uma programação de luta, de reflexão e de resistência. O Vinhais Velho é um dos marcos de fundação de São Luís.

Tramita na Assembleia um Projeto de Lei do deputado Bira que visa transformar o Vinhais Velho, em propriedade imaterial do Estado do Maranhão. No próximo dia 11 acontecerá uma audiência pública, na Casa Legislativa, para discutir esse projeto.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário