quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Moradores de comunidade em Santa Rita protestam contra a Vale


Da Assecom Dep. Bira

Mais um caso envolvendo comunidades do interior do Estado e a CIA Vale do Rio Doce foi levado a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (06).

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) revelou ter recebido informações de moradores município de Santa Rita (povoado Vaca Morta - Posto 6 da ferrovia da Vale do Rio Doce) sobre um impasse provocado pela não construção de um viaduto.

O trecho tem um tráfego intenso de pessoas e de veículos, que precisam cruzar a ferrovia da Vale. Entretanto por falta de um viaduto para transpor os trilhos da Vale, que estão sendo duplicados, a comunidade está exposta a todo tipo de risco. As comunidades “Antônio dos Pires”, “Outeiro do Meio” também sofrem com o problema.

O parlamentar apelou a direção da Vale para que se construa com celeridade um viaduto. Ele ainda advertiu para uma iminente reação da comunidade, podendo chegar até em um bloqueio da ferrovia. “A população é obrigada a reagir, a interromper o tráfego, a bloquear a ferrovia, a protestar, porque não conseguem resolver uma situação tão simples como essa”, frisou.  

O petista lembrou a importância do empreendimento da Vale, entretanto condenou a falta de respeito e de benefícios para com os maranhenses que vivem as margens da ferrovia. Os deputados Magno Bacelar (PV), Tatá Milhomem (PSD) e Zé Carlos (PT) contribuíram com o debate e a preservação dos direitos das comunidades maranhenses.    

Bira ressaltou que as Comissões da Casa ainda não foram compostas oficialmente, mas é fundamental que se faça uma diligência com os deputados para as áreas em conflito. Tendo em vista que outras comunidades da região estão passando pelas mesmas dificuldades. São os casos de Miranda do Norte (povoado de Cariongo III) e Vila Nova dos Martírios.

Estes casos e a denuncia de que pequenos empresários maranhenses ficaram sem receber seus pagamentos, por conta de um destrato entre uma firma terceirizada e a Vale do Rio Doce revoltaram a população. “Nós queremos é que a Vale respeite o povo maranhense, valorize o povo maranhense, que possa compartilhar as riquezas que produz com o povo maranhense, pois a maior parte da logística da Vale está no Maranhão”, protestou Bira.  


Um comentário:

  1. Companheiro Bira, parabenizo-o por mais uma vez sair em defesa das comunidades que buscam seus direitos, mas as comunidades em questão tiveram seus nomes trocados. Na verdade são elas Outeiro dos Pires (minha terra natal) e Sítio do Meio.

    ResponderExcluir