segunda-feira, 25 de março de 2013

Deputado Bira denuncia invasão das casas desocupadas do programa “Minha Casa, Minha Vida” em São José de Ribamar


Da Assecom Dep. Bira

O deputado Bira do Pindaré (PT) voltou a discursar no plenário da Assembelia Legislativa, sobre o impasse da cobrança do ITBI pela Prefeitura de São José de Ribamar aos contemplados pelo Programa “Minha Casa, Minha Vida”.

O problema ficou mais sério, pois cinco mil residências que estavam desocupadas foram simplesmente invadidas neste final de semana. O parlamentar questionou o rumo que a questão está tomando e a gravidade do conflito social que surgiu.

“Vejam a que ponto chega a irresponsabilidade de uma decisão administrativa equivocada, míope, estreita, que coloca como prioridade o interesse público, a necessidade do povo. Um programa de moradia popular embaraçado por conta dessa postura inexplicável, sem nenhum fundamento da Prefeitura de São José de Ribamar que insiste em cobrar o ITBI”, protestou Bira.

O petista apelou, mais uma vez, para que o prefeito de São José de Ribamar deixe de cobrar o imposto concedendo a isenção aos contemplados. Ele também voltou a criticar os representantes da Prefeitura que chamaram os novos beneficiários de invasores. “Não existe invasor, existem cidadãos, todos são beneficiários do programa, todos estão enquadrados dentro dos requisitos do programa”, destacou.

A alegação da obrigatoriedade de uma compensação por parte do Governo Federal, segundo o Deputado é um atestado de incompetência da Prefeitura. Pois a Prefeitura que autorizou e concedeu alvará para construção das unidades habitacionais. Já eram previstas as construções de escolas, ruas, praças e escolas.

“O programa é executado, as casas são construídas e na hora de fazer entrega diz ‘não, não posso entregar porque tem que pagar o ITBI de mil e duzentos reais. Mas como que um cidadão que está no Bolsa Família vai pagar mil e duzentos reais de ITBI?”, indagou Bira.

O município de São José de Ribamar é o único no Brasil a cobrar o imposto a contemplados no programa “Minha Casa, Minha Vida”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário