segunda-feira, 22 de abril de 2013

Bira recebe Manifesto pela Paz em São Luís e apresenta indicações na área da Segurança Pública do MA


Da Assecom Dep. Bira

O deputado Bira do Pindaré (PT) registrou, na tarde desta segunda-feira (22), o recebimento do Manifesto pela Paz em São Luís em ato público contra a violência na grande ilha.

O Movimento Nossa São Luís em parceria com a Via Mundo Intercâmbio e diversos movimentos sociais realizaram, na última sexta-feira (19), na rotatória do São Francisco uma ação de fomento à cultura de paz em São Luís.

A proposta do Movimento era chamar a atenção para a valorização dos espaços públicos como ambientes de lazer social, bem como para o aumento considerável da violência na região metropolitana registrado nos últimos dias.

Segundo as estatísticas da Secretaria de Segurança Pública foi registrado um aumento de quase 70% no número de homicídios na primeira quinzena de abril, em comparação ao mesmo período do mês de março, somando um total de 44 mortes.

No indicador de Homicídio Juvenil Masculino, que faz parte dos dados levantados pelo Observatório Social, São Luís aparece como a 17ª capital brasileira com pior índice deste tipo de violência. São 167 mortes de homens entre 15 e 24 anos por 164,42 mil habitantes desta mesma faixa etária.

Chamando atenção ao número alarmante de homicídios, o deputado Bira considerou que a ilha de São Luís vive um estado de guerra civil. “Os números da violência em São Luís, assaltos, homicídios, sequestros são extremamente preocupantes. O ato promovido pelos movimentos sociais, sindicatos e juventude tinha o intuito de ocupar os espaços públicos”, destacou Bira.

Os manifestantes entregaram ao parlamentar, único representante do Poder Legislativo, o Manifesto pela Paz em São Luís. O petista se comprometeu em apresentar, em forma de indicação, à Governadora e ao Secretário de Estado de Segurança as propostas do Manifesto.

O parlamentar leu algumas das propostas do Manifesto: Instituição de uma nova política de segurança; ampliação urgente do efetivo de policiais; promoção de políticas de educação, cultura, lazer, esporte e trabalho para jovens de baixa renda; combater e desarticular o tráfico de drogas nos centros e na periferia; melhorar a infraestrutura urbana, com iluminação pública e asfaltamento; transformar as favelas em bairros; investir no acesso à justiça.   
  
Bira encerrou seu pronunciamento lembrando o assassinato do bancário e escritor Jeter Joran Coelho Martins, 53 anos, encontrado morto no último sábado (6), na Vila Kiola. Ele teria sido assassinado por vingança, de acordo com a superintendente de Polícia Civil da Capital, Katerine Lima.

“É preciso realizar ações propositivas para alterarmos esta triste realidade que é o crescimento da violência e do número de assassinatos na ilha de São Luís. Jeter foi assassinado com um tiro na nuca, foi sequestrado na frente da sua casa no Cohatrac. Um absurdo, uma violência sem tamanho”, concluiu.  

Um comentário:

  1. Grande Bira, é isso ai, temos que mostrar a real necessidade de mudanças na ILHA. Acompanho suas atividades através de relatos e conversas com minha filha Renata. Nossa S.Luiz precisa de homens com vontade politica e sensibilidade social, é triste ver essa cidade linda abandonada por essa e outras Administrações. Estamos contigo, vá em frente ! Parabéns Moura

    ResponderExcluir