sábado, 20 de abril de 2013

Deputado Bira recebe a Carta de Manifesto pela Paz em São Luís



O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) recebeu, no início da noite desta sexta-feira (19), o manifesto pela paz em São Luís. O documento foi entregue durante o ato em protesto a violência na capital maranhense, na rotatória do São Francisco, e foi organizado pelo Movimento Nossa São Luís em parceria com a Via Mundo Intercâmbio e movimentos sociais.

O objetivo do encontro foi chamar a atenção para a ocupação e segurança das vias públicas como ambientes de lazer social, comprometido em detrimento dos altos índices de violência na grande ilha de São Luís. Daniel Madorra, coordenador do Nossa São Luís, sugeriu a mudança da segurança pela transformação do espaço público, um lugar que deve ser seguro para que as pessoas possam se encontrar e bater papo com os amigos.

“É perigoso jogar bola na rua, é perigoso sentar na calçada com seu vizinho, é perigoso se divertir em praça pública? Se for não, deveria ser por que esse espaço é nosso. O que nós estamos fazendo hoje aqui é ocupar de forma qualificada o espaço público. É no espaço público que nós tomamos as decisões políticas, é no espaço público que nós podemos nos encontrar. Nosso apelo, em primeiro lugar, é por uma cidade humanizada, uma São Luís para as pessoas. Em segundo lugar é um clamor por segurança na nossa cidade. Nesse primeiro trimestre o número de homicídio já é quase a metade do que foi todo em 2012”, destacou o coordenador.

Letícia Cardoso pediu um minuto de silêncio por todas as vítimas da violência urbana em nome do tio – Jether Joran – assassinado há 15 dias, após sequestro relâmpago quando voltava para casa.

Após abraço a rotatória do São Francisco, o bancário e sindicalista, Marcos Vandaí, convidou Bira para subir no trio e receber a Carta Manifesto pela Paz em São Luís. O parlamentar se comprometeu a ler – em tribuna – o manifesto confiado a ele, e fazer as devidas indicações para que o manifesto chegue até outras autoridades competentes. Informou que irá requerer uma audiência pública para discutir a questão da violência na grande Ilha e se emocionou a lembrar o assassinato do amigo Jether.

“É por esse razão, em nome da paz em São Luís do Maranhão, mas também em nome de Jether  Joran, que simboliza nesse momento  todo o sentimento de repúdio à violência nessa cidade é que estou presente, compartilhando com todas as categorias esse sentimento de revolta, de querer paz. Um movimento que não tem a defesa partidária, a cor da pele, a condição sexual, ou religião porque é um ato de toda a cidade. Parabenizo a coragem desse movimento e afirmo que podem contar comigo, não apenas como deputado, mas como cidadão que compartilha com vocês esse mesmo sentimento e esse desejo pela paz”, afirmou o parlamentar.

Muitos jovens e estudantes presentes destacaram a importância da Ilha se rebelar em nome de um bem comum, que neste caso é para eles a garantia de segurança no caminho para as escolas, universidades, casa dos amigos. Relembraram a época em que São Luís era conhecida por Ilha Rebelde. “A ilha era rebelde, exigíamos benefícios. A UFMA era perfeita, sempre tinha grupos que discutiam alguma coisa. Se a gente não discute, se a gente não exige, quem vai dá educação, que vai dá segurança? É preciso que a juventude seja capaz de se rebelar contra tudo que está errado”, defendeu o estudante Gabriel Gonçalves.

Osmar Aguiar, da Federação dos Servidores Municipais do Estado do Maranhão  compartilhou do sentimento dos estudantes e citou algumas lutas ao redor do mundo em que jovens lutam por mudança. “Nós queremos um sociedade que é capaz de se indignar, de lutar por melhores condições, e vendo essa juventude aqui me encho de orgulho, e foi por isso que vi o deputado Bira do Pindaré se encher de emoção aqui em cima, é por isso que cada um de nós nos enchemos de emoção”, destacou o sindicalista.

Com música, capoeira, faixas, arte e carinho, o evento começou por volta das 17 e foi até às 20 horas. O grupo pensa em se reunir uma vez por mês para debater e encaminhar soluções sobre os índices de violência em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário