terça-feira, 17 de setembro de 2013

Bomba: Líder do governo confirma denúncia que bolsas da UNIVIMA são utilizadas por petistas na cooptação de filiados para o PED

A péssima posição da Universidade Estadual do Maranhão no ranking divulgado pela Folha de São Paulo voltou a ser pautada em debates na Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (17).

O líder do Governo na Casa Legislativa, deputado estadual César Pires (DEM), foi quem trouxe novamente à temática. O parlamentar questionou a quantidade de bolsas que são colocadas na UNIVIMA e destacou a importância de se discutir esse processo dentro da instituição.

César lembrou que a atual Governadora não criou a UNIVIMA, não aumentou o Campus Universitário, tão pouco fez o projeto de lei que impede a recontratação de um professor depois de um ano. O líder do governo reconheceu a importância da UNIVIMA, entretanto afirmou que ela não está cumprindo a sua missão institucional.

Todavia o que chamou mais atenção nas declarações do líder do governo foi, quando o governista, ao rebater uma acusação do deputado Marcelo Tavares (PSB), confirmou a denúncia de que membros do PT estariam utilizando bolsas de estudos da UNIVIMA para cooptação de filiados, tendo em vista o Processo de Eleição Direta (PED).  

O deputado Marcelo demonstrou preocupação com as recorrentes denúncias que apontam este desvio de finalidade das bolsas da UNIVIMA e o enorme prejuízo que a negociação das bolsas representa para a educação pública do Maranhão.   

César confirmou o recebimento das denúncias que levam a crer que petistas, estariam oferecendo bolsas da UNIVIMA (órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia), aos filiados do partido, em troca de votos para o candidato à presidente do PT Raimundo Monteiro nas eleições partidárias de novembro.

“Eu escutei gente do PT que esta acontecendo isso, é verdade! O PT que tem que corrigir suas dificuldades, suas limitações, se você esta pensando que eu vou guardar isso aqui como segredo, você quer dizer isso? Que o PT se justifique, que a direção da UNIVIMA justifique aqui se esta dando bolsa para alguém ou se não está”, revelou o líder do governo ao deputado Marcelo.

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) destacou a gravidade das denúncias reveladas pelo líder do governo. Bira pediu uma severa investigação do que foi denunciado por Pires. “A denúncia de que a UNIVIMA está sendo utilizada como abuso de poder econômico na eleição do PT. Bolsa da UNIVIMA sendo utilizada para isso, esse assunto precisa ser investigado então quero dizer que nós estaremos empenhados nesta linha e peço o apoio da oposição para que a gente aprofunde a investigação sobre essa grave denúncia de uso da UNIVIMA com bolsas ilegais para a manipulação da eleição do PT no Estado do Maranhão”, destacou.  
Secretaria de Ciência e Tecnologia


A Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA) é um órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, comandada pelo ex-reitor do IFMA Zé Costa. A nomeação de Costa como Secretário da pasta atendeu um pedido do grupo do PT liderado pelo atual presidente do partido, Raimundo Monteiro e pelo vice-governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário