Da Assecom/Gab. do dep. Bira do Pindaré
O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou a tribuna da Assembleia, na tarde desta segunda-feira (23), para registrar os encaminhamentos da audiência pública sobre os impactos em saúde e meio ambiente do modelo de desenvolvimento da Vale. O debate aconteceu na última quinta-feira (19), no plenarinho da Casa.
Na oportunidade foi apresentado um relatório produzido pela Federação Internacional de Direitos Humanos. “A mais antiga Organização dos Direitos Humanos do mundo, estavam aqui os seus representantes explanando sobre o relatório que por sinal, é muito consistente. Portanto é um assunto que tem repercussão internacional e está sendo apresentado em diferentes Fóruns e instâncias não só no Brasil, mas no mundo inteiro”, declarou o parlamentar.
A mesa da audiência encaminhou algumas decisões a serem tomadas pela comissão de direitos humanos da Assembleia. “A visita in loco á comunidade de Pequiá de Baixo, que é a mais atingida pelos projetos da Vale, naquele município. Nós precisamos buscar apoio, já há inclusive terreno sendo discutido, mas há certa especulação em torno dos valores desse terreno que está sendo negociado e a gente até apela à intermediação da prefeitura. Acho que o governo do Estado pode ajudar; queremos também visitar as comunidades que estão sendo atingidas pela duplicação da ferrovia da Vale, que já começou”, destacou Bira.
O deputado ressaltou a situação degradante que as comunidades de Pequiá de Baixo e Califórnia estão enfrentado. “Pequiá de Baixo é o único lugar do mundo que a gente vê o ar, não tem nenhum outro lugar do mundo que se enxerga o ar, somente em Pequiá de Baixo. Nós precisamos, com a sensibilidade de todos, olhar para aquela gente, são mais de 300 famílias, também foi relatada a situação do povoado de Califórnia que também em situações semelhantes. A situação de Pequiá é tão grave, tão grave, que a comunidade inteira quer o deslocamento”, declarou.
Outro assunto pautado no pronunciamento de Bira foi a greve dos rodoviários de São Luís. A paralisação de hoje (23) atingiu mais de 500 mil pessoas. “Nós precisamos encontrar uma solução. Não dá para todos os anos ter que enfrentar a greve de ônibus. É preciso montar uma equação que negocie a situação de trabalhadores e trabalhadoras do sistema rodoviário, que são reivindicações legítimas e pertinentes, mas que a gente possa evitar esse transtorno que afeta o povo da nossa cidade”, clamou Bira.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
A Mesa Diretora da Assembleia aprovou o requerimento nº 182/2011, de autoria do deputado Bira do Pindaré, que pedia a realização de uma audiência pública no dia 30/06/2011, às 9h, para discutir e ouvir a população sobre as melhores estratégias para o avanço da política de economia solidária no Brasil e no Maranhão, bem como discutir o PL 865/2011 que tramita na Câmara Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário