O deputado Bira do Pindaré subiu ao plenário da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (18), para tratar dos péssimos indicadores sociais do Maranhão. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentou números, na última semana, que apontam 25% da população do Estado vivendo na situação de extrema pobreza.
Bira destacou o fato desses números não o surpreenderem. Um quarto da população sobrevive com menos de R$ 70. “O Maranhão tem simplesmente 1.691.183 pessoas abaixo da linha da pobreza extrema. É um volume absurdo. Somente a Bahia, em termos absolutos, tem mais miseráveis do que o Maranhão. E há uma novidade do IBGE que adotou a nomenclatura ‘miserável’. O Maranhão é campeão disparado em termos de miséria e de pessoas em situação de pobreza extrema”, evidenciou o parlamentar.
O deputado isentou os trabalhadores do Estado dessa situação degradante e responsabilizou as sucessivas más administrações por essa triste realidade. “É obvio que isso aqui não é obra da natureza. A natureza no Maranhão é abençoada, então, se não é a natureza, infelizmente, só pode ser safadeza!”.
A prerrogativa dos deputados de criticar, fiscalizar o governo e trabalhar pela mudança social dessa realidade revoltante no Maranhão foi destaque do pronunciamento de Bira. “Cabe a nós a responsabilidade de alterar os rumos dessa história e colocar num outro patamar”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário