terça-feira, 20 de setembro de 2011

Bira parabeniza CCN – MA pelos 32 anos de luta


DaAssCom/GabBiraDoPindaré

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) utilizou a tribuna, na manhã desta terça-feira (20), para homenagear o Centro de Cultura Negra do Estado do Maranhão (CCN) pelos 32 de existência na luta, com serviços de alta relevância, prestados a sociedade maranhense.

O Centro de Cultura Negra é sediado no Bairro João Paulo, local que era conhecido como periférico e marginalizado. Segundo o parlamentar a realidade das comunidades que moravam ali, começou a mudar a partir da instalação do CCN, localizado, mais precisamente, no lugar conhecido como Barés, que fica por traz da Feira do João Paulo.

“Foi no Centro de Cultura Negra que descobri minha origem racial, que me despertou o sentimento de afro descendente, de assumir a minha negritude. Lembro até hoje, a primeira vez que fui ao CCN, lá pelas décadas de 80, quando fui recebido por Magno Cruz, um baluarte do Centro, um dos Fundadores daquela entidade, que infelizmente faleceu há pouco mais de um ano, mas que, na ocasião, me acolheu com muito carinho e atenção, quando eu que era militante da Pastoral da Juventude. O encontro redeu, na Paróquia do COHAMA, uma semana intensa de conscientização sobre nossas origens africanas” Lembrou Bira.

Para o petista, o Centro teve participação decisiva no fomento e na articulação de diversos movimentos sociais, como o movimento quilombola, que resistem até hoje. Além da luta marcante junto às Comunidades do Município de Alcântara, em razão do Projeto de implantação do Centro de Lançamento Aeroespacial, que trouxeram sérias conseqüências para as comunidades residentes nas proximidades, obrigando muitas destas a migrarem para as Agrovilas, com terras inférteis, o que dificulta a sobrevivência de muitos moradores.

“Fico muito feliz de ver esta entidade resistindo, mobilizando, articulando, lutando, fazendo aquilo que é seu papel e que dá razão para a sua existência. Lembro alguns companheiros que são referência nessa luta, como Socorro Guterres, o Professor Luizão, Aniceto e vários outros militantes que ali continuam empunhando a bandeira da luta contra o racismo, da luta pela igualdade racial” Registrou Bira.

Conforme o deputado, o Centro de Cultura Negra tem uma importantíssima trajetória. Contribuindo não só para as lutas como para a cultura afro maranhense através do Grupo Akomabu, que todos os anos frequenta as avenidas e ruas da capital maranhense para apresentar a entidade e suas bandeiras à população.

O parlamentar finalizou a homenagem reconhecendo a importância do CCN para a sociedade maranhense e pedindo que Deus abençoe à todos que constroem a entidade. “Sem o Centro de Cultura Negra, a nossa consciência de raça, a nossa luta contra o racismo e a afirmação das nossas comunidades afrodescendentes, certamente, não seriam as mesmas” Concluiu ele.

Bira, ainda, saudou Raimundo Cabeça Branca, Presidente do PT de Estreito e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e os demais presentes que acompanhavam a sessão da galeria no Plenário Nagib Haikel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário