terça-feira, 20 de setembro de 2011

Bira questiona o Secretario de Saúde do Estado sobre o programa “Saúde é Vida”

Da Assecom Gab. Bira
O deputado Bira do Pindaré (PT) participou no plenário da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (20), da sessão especial com a presença do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. A vinda do secretário à Casa foi solicitada pela Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Dr Pádua (PP), com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre os hospitais que estão sendo construídos pelo governo e a situação da saúde do Estado.
Bira iniciou seu pronunciamento lendo o 2º Parágrafo do Artigo 33 da Constituição do Estado. O texto garante a Mesa Diretora da Assembleia a prerrogativa de convocação e pedido de informações aos Secretários de Estado. O parlamentar lembrou que no dia 12 de abril deste ano um requerimento de sua autoria foi aprovado na ALEMA, pedindo informações ao Secretário de Saúde sobre o programa “Saúde é vida”.
“O requerimento era só pedindo informações acerca dos 72 hospitais, há cinco meses encaminhei essas questões ao Secretario de Saúde e nunca obtive resposta. Que tipo de hospital está sendo construído? Em quais municípios? Qual o custo destas obras? Qual é a previsão de entrega das obras? Onde está o cronograma? Quantos profissionais serão empregados nas unidades? Qual é o custo de manutenção desses profissionais e das unidades?”, questionou Bira no requerimento.
O petista também questionou o Secretario sobre a funcionalidade do Programa Estadual e suas prioridades. Para Bira a construção de prédios não resolve o grave problema da saúde pública do Maranhão. “Como nossa população vai ser atendida dignamente? É preciso colocar para funcionar todas as unidades de atendimento, só estruturas físicas não resolverão o problema do Estado. Nossa prioridade tem que ser formas pessoas, profissionais especializados no tratamento de saúde”, afirmou o Deputado.
O Ministério da Saúde aponta o Maranhão como penúltimo colocado no numero de enfermeiros por habitante. Temos 0,96 auxiliares de enfermagem para 1000 habitantes. No Estado existem 6 aparelhos de Raio-X para cada 1000 habitantes; cada 100 mil habitantes tem acesso a apenas 10% de uma maquina de ressonância magnética.
“Temos que priorizar a formação de pessoas. Cuba é referencia mundial em medicina e conseguiu esse quadro por investir em pessoas, na formação de profissionais altamente qualificados”, destacou Bira.
O parlamentar também indagou o Secretario sobre o motivo dos três meses de salários atrasados dos funcionários do Hospital Carlos Macieira. Ele pediu explicações sobre a paralisação da construção do hospital de Centro Novo. Outra dúvida era sobre a expansão dos cursos de medicina pelo interior do MA, em novos Campi.
O Secretario de Saúde tentou responder os questionamentos de Bira, afirmando que é preciso a construção de uma estruturação básica, a construção de uma rede física. “Nós precisamos de hospitais para daí ampliarmos os cursos de medicina pelo interior do Estado. Eu não tenho receio algum de faltar profissionais nos hospitais”, respondeu o Secretario.
Bira encerrou o debate afirmando ter certeza que esse modelo de programa adotado pelo Governo Estadual não é o mais adequado. De acordo com ele, 579 funcionários do serviço público de saúde, terceirizados pela Cruz Vermelha estão sem receber, assim como 622 funcionários que estão sem receber no CIAP pela Maternidade Marly Sarney.    
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário