quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Bira participa da IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar

Da Assecom Dep. Bira

O deputado Bira do Pindaré (PT) participou, na noite desta quarta-feira (22), da plenária de abertura da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão (CESAN). O evento ocorreu no Centro de Estudo Sindical Rural (Cesir), no Araçagy.
Com a temática: “Alimentação adequada e saudável: Direitos de todos”, as atividades ocorrerão entre os dias 22 e 23 de setembro. Além do deputado Bira do Pindaré que representava a Assembleia Legislativa, estiveram presentes a deputada Francisca Primo (PT); o Secretário de Estado de Desenvolvimento Humano, Chico Gomes; o Presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Miércio Robert; a representante do Conselho Nacional, Sônia Nucena; o vice-prefeito de Açailândia, Antonio Erismar; a coordenadora do Fórum Estadual de Segurança Alimentar, Ermelinda Maria e o Secretário do MDS, Onaur Ruano.
O principal objetivo da Conferência é apresentar proposições e diretrizes para o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Bira, representando a ALEMA, declarou que a Presidente Dilma elegeu como prioridade acabar com a miséria do país.
“Nossa Presidente propôs erradicar com a miséria do País. 10% dos miseráveis do Brasil vivem no Maranhão. Temos que assegurar o direito à alimentação na constituição para mudar esta realidade, precisamos fazer a reforma agrária, pensar nos ribeirinhos, quebradeiras de coco e pequenos agricultores”, afirmou o petista.
O Presidente do Consea, Miércio Robert, agradeceu a todos que contribuíram na construção da Conferência, lembrou as dificuldades na organização, ele ainda criticou o modelo de desenvolvimento do MA. “Dos 15 piores municípios do País, 10 estão no MA, 64% da nossa população vive na insegurança alimentar. Defendo a bandeira da Segurança Alimentar independente de Governo, temos que discutir propostas e garantir a alimentação como direito fundamental”, defendeu Miércio.
Bira encerrou sua participação na CESAN enaltecendo a importância do evento, na formulação de políticas públicas e lembrando que o êxito da Conferência será o êxito do povo do Maranhão.                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário