terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bira convida sociedade maranhense para o 1º Ciclo de debates “São Luís, outros 400”

Da Assecom Dep. Bira
O deputado Bira do Pindaré (PT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (25), para convidar todos os parlamentares e a sociedade maranhense para participarem do 1º Ciclo de Debates “São Luís, outros 400”. Ele também se posicionou em defesa da comunidade do Vinhais Velho, ameaçada de despejo pelo Governo estadual.
A ALEMA, por iniciativas do Deputado Bira do Pindaré e da União Nacional  por Moradia Popular, realizará na próxima quinta-feira (27) o 1º Ciclo de Debates, com a temática: “Desenvolvimento Urbano, qualidade de vida e mobilidade em São Luís”.
Os expositores convidados para os debates: Diogo Pires, arquiteto, mestrando em Urbanismo UPC Barcelona; Guilherme Zagalo, advogado, ambientalista do Movimento Reage São Luís; Rosirene Lima, professora e pesquisadora da UEMA. O evento será realizado no Plenário Gervásio Santos, às 15 horas.
“Nós vamos discutir o desenvolvimento urbano, a qualidade de vida e a mobilidade em São Luís. Três pontos, assim, de extrema relevância para a nossa cidade: a ocupação do solo urbano, o trânsito e o meio ambiente, questões relevantes”, advertiu Bira.
Os moradores do bairro Vinhais Velho receberam o Deputado em um café da manhã e relataram a ele algumas atitudes intransigentes do Governo do Estado. A comunidade será a mais atingida com a construção da Via Expressa. “O Vinhais Velho tem 35 famílias que já estão praticamente sendo despejadas. O trator já derrubou cajueiro, derrubou juçaral, uma porção de coisas que existem lá. Portanto, antes de fazer a obra, é importante resolver os problemas, resolver as questões que envolvem a obra, questões como essa que são extremamente relevantes”, assegurou.
O petista aproveitou para cobrar do Governo do Estado e dos Deputados da base de situação a divulgação da licença ambiental e a licença do IPHAM para realização da obra. “Nós temos uma igreja que é a segunda mais antiga do Maranhão com 399 anos de existência. Quer dizer, ali tem que ser um ponto turístico da cidade para visitação, pois o povo de São Luís sequer tem conhecimento de que existe essa igreja, de que existe cemitério, de que existe uma população que está ali e que é a segunda mais antiga do Maranhão. Tem que ser um ponto turístico de visitação de quem vem a São Luís”, cobrou.
Duplicação da BR-135
O parlamentar encerrou seu pronunciamento esclarecendo que não recebeu nenhum convite para participar da audiência com o Ministro dos Transportes. “Não fui convidado e acho que os parlamentares de Oposição também não, quer dizer, ninguém foi convidado. Se era para fazer uma reunião apenas para bater uma fotografia, eu acho que ela aconteceu. Se era para fazer um debate com a força e a vitalidade desta Casa, seria de bom alvitre que todos os parlamentares tivessem a oportunidade de participar da discussão com o ministro, como assim deve acontecer em outros casos semelhantes quando a discussão é de interesse público, é de interesse da população do Maranhão”, protestou Bira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário