Da Assecom Dep. Bira
O deputado Bira do Pindaré (PT) participou, na manhã desta quarta-feira (26), de uma reunião para tratar sobre a ocupação e posse de terras na ilha de São Luís. O evento que aconteceu no Comando Geral da PM-MA, contou com a participação do Cel. Jeferson e o Cel. Franklin Pacheco da Polícia Militar, Balbina Rodrigues, do Fórum das Comunidades, União por Moradia Popular e representantes civis.
O encontro foi resultado da audiência pública que aconteceu no mês de agosto, na Assembléia Legislativa, que teve como temática: “Os direitos das comunidades e a regularização fundiária.”
Segundo o deputado existem ainda cinco comunidades com ordem de despejo marcada até dezembro deste ano. Pindoba, Eugênio Pereira e Terra Sol, comunidades com representantes na reunião asseguram que seguirão até o último momento lutando por seus direitos.
“Queremos que a ordem judicial se cumpra, mas que se esgotem as instâncias. A policia tem que estar ao lado do povo e ser amiga das comunidades não podem ter medo das autoridades”, protestou Carlito Reis, da União por Moradia Popular.
Outro aspecto levantado pelo deputado foi a necessidade do apoio da polícia militar. Bira lembra que as áreas em questão são de responsabilidade do 6º Batalhão, e que só este, abrange 39 das 44 áreas da cidade de São Luís.
“A polícia militar precisa ser amiga e aliada do povo”, afirma Bira. Aproveitando o ensejo convida-os a visitar as comunidades.
Os representantes das comunidades apresentaram denúncias às abordagem dos agentes, que de acordo com eles, atuam com autoritarismo e violência contra os cidadãos. As ações foram da agressão física à moral, sendo esta última observada em uma atividade da PM onde documentos da associação dos Moradores da Comunidade Eugênio Pereira foram rasgados.
Franklin Pacheco, comandante geral da PM-MA, afiança que a diretriz do comando da Polícia Militar proíbe a participação de pm’s em atividades como essa, e ações como essa não voltaram a acontecer, sendo os responsáveis pelo ato devidamente punidos. O comandante garantiu também que o Capitão Azevedo, responsável pela área de Paço do Lumiar, visitará as comunidades.
Bira, que já havia demonstrado seu compromisso com essas comunidades, ao tornar possível a realização da audiência pública, reitera seu atendimento no desejo que essa situação se resolva o mais breve possível. O parlamentar dispôs seu mandato, na Assembleia Legislativa, aos interesses das comunidades e garantiu a defesa dos movimentos sociais engajados em lutas populares.
Meu pai tem alguns lotes em Panaquatira (São José de Ribamar) todos devidamente registrados e legalizados,invadidos por uma "máfia" de invasões que há por lá. A justiça e as "autoridades" tem que observar todos os aspectos e debater também o "outro lado da moeda". Serem isentos, imparciais... Cap PM Marcos Giovani França Abreu
ResponderExcluir