sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Essa é o momento de lutar, diz Bira

DaAssCom/GabBiraDoPindaré

Na tarde desta quinta feira (20), o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) participou do I Seminário Anual da União das Entidades de Segurança Pública do Maranhão (UESPMA).

O evento começou às 13 horas e terminou às 18:35 da noite. A mesa, composta por Sebastião Carlos (Professor Mestre em Economia pela Universidade Federal do Piauí), Capitão Evandro (PI), Major Araújo (Deputado Estadual de Goiás), Deputados Bira do Pindaré (PT), Luciano Leitoa (PSB), Zé Carlos (PT), Eduardo Noleto (Advogado da Associação dos Servidores Públicos Militares do Maranhão), presidida por Ebnilson Carvalho (Cabo Militar e Diretor de Comunicação da Associação dos Servidores Públicos Militares do maranhão).

Durante a exposição o deputado Bira destacou que os bombeiros e policiais militares estão na hora de agir de maneira enérgica, vez que o Governo do Estado negligência a importancia desta categoria, não incluindo no orçamento de 2012 os aumentos salariais para estes profissionais. Pontuou que esta é a hora de luta.

“Vigiai e Orai, assim diz a palavra. Eu iria além, e afirmaria: Vigiai, Orai e Lutai” aconselhou o parlamentar.

A preocupação de Bira não só é compartilhada com Sebastião Carlos como foi explanada por ele. Explicando as perdas salariais dos últimos anos, demonstrou através de gráficos que os investimentos da segurança vêm do salário destes profissionais.

“Um primeiro tenente perde, individualmente por mês, mais de dois mil reais. A soma deste valor em quatro anos daria para comprar um carro” pontuou. Enquanto da platéia um Policial Militar disse “Isso é a volta da Guerreira!”, ao indignar se.

Jean Marry, presidente da Associação dos Bombeiros Militares, chamou atenção da Comissão de Segurança Pública para a responsabilidade de fazer uma Emenda Parlamentar no orçamento de 2012, a fim de contemplar a reposição das perdas salariais do período 2009-2011.

“Tornou-se freqüente presenciar na ALEMA, projetos chegarem do Governo do Estado e os deputados da base aliada da Governadora, aprovarem sem ao menos ler um parágrafo do que eles dizem” protestou Raimundo Nonato, da Sociedade Civil Organizada. Para Sebastião Carlos, caso o orçamento não possa ser alterado a Casa Legislativa perde seu sentido, devendo fechar suas portas.

Ao fim do seu discurso, o professor Mestre, aconselhou os profissionais de segurança pública pressionar o legislativo para fazer a emenda no orçamento da governadora, até o último minuto. Não obtendo sucesso com essa maneira de negociar recorrer a meios mais firmes.

Capitão Evandro afirmou que a governadora e o Secretário de Segurança do Estado só fogem das reuniões porque acreditam na covardia da categoria, e acrescentou: “É preciso nos unir. Somos homens, e enquanto homens cidadãos. Podemos mudar nossos destinos. Temos que ter consciência que não precisamos bajular governadores e prefeitos, pois somos profissionais. Estado nenhum aguenta a paralisação dos profissionais de Segurança Pública”.

Logo após, Bira lembrou que fez várias greves ao longo de sua vida. E que é preciso que haja muita luta, porém, apenas quem lutará tem o poder de escolher a forma de luta.

“A decisão de fazer greve é de vocês. Chamo atenção porque esse é o momento mais importante para lutar, pois em breve serão votados os orçamentos. Vocês merecem entrar para a história como heróis. Temos que encontrar uma maneira de combater as injustiças, por isso não podemos deixar as lutas. Quero comemorar com vocês essa vitória” finalizou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário