Da Assecom Dep. Bira
O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou o pequeno expediente da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (03), para declarar seu apoio as reivindicações de moradores do bairro Vinhais Velho – ameaçados de despejo em virtude da obra da “Via - Expressa”.
A população da área criou uma Comissão e veio a ALEMA, na pessoa do líder José João Amorim da Silva. Eles estão colhendo assinaturas dos parlamentares que apóiam a luta da comunidade – uma das mais atingidas pela obra da “Via – Expressa”.
O bairro tem uma população de 35 famílias é a segunda comunidade mais antiga do Maranhão, foi fundada em 20 de outubro de 1612. A área tem um cemitério de 1690, um Porto do mesmo ano, uma escola municipal de 1970, fontes naturais, vínculos tradicionais, reservas naturais.
“A Via Expressa não precisa afetar o Vinhais Velho, ela pode ser construída passando por outro caminho. Ah, vai custar mais? Certamente vai custar mais um pouco, mas o custo que vai ter para fazer uma alça alternativa, certamente vai ser muito menor do que despejar as 35 famílias do Vinhais Velho e afetar esse local, esse espaço que é uma referência histórica do Maranhão. Nós não podemos concordar e permitir que isso aconteça”, protestou Bira.
O parlamentar pediu o apoio dos demais deputados na mediação do caso e na solução da questão. Ele também garantiu sua assinatura no documento da comunidade que vai ser entregue ao Ministério Público. “Este é o apelo que a gente faz e endossamos anunciando que já coloquei a minha assinatura nessa representação e pedimos o apoio dos demais parlamentares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário