segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Deputado Bira: O Maranhão não tem governo


Da Assecom dep. Bira

Os recentes números do ENEM e do Produto Interno Bruto (PIB) per capita divulgados recentemente pela imprensa nacional foram pautados pelo deputado estadual Bira do Pindaré (PT), em discurso na Assembleia Legislativa.

O estado do Maranhão apresentou o menor PIB per capita no Brasil em 2010 comunicou, na última sexta-feira (26), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi de 6 888,60 reais. O resultado foi de 6 888,60 reais. Já o maior PIB per capita do país é o do Distrito Federal, com 58 489,46 reais.

Os números do ENEM são mais preocupantes ainda, das 10 escolas com piores índices, cinco são instituições públicas do Maranhão. Em último lugar de todo o Brasil, aparece o Centro de Ensino Aquiles Lisboa, no município de São Domingos do Azeitão, que fica na região sul do Maranhão.

A escola com pior desempenho obteve 383,71 pontos no exame. Na lista das piores também aparece o colégio José Maria de Araújo, do município de Olinda Nova do Maranhão, que obteve 393,52 pontos; o colégio Maria do Socorro Almeida Ribeiro Anexo III – Limão, de Centro Novo do Maranhão, com 394,55 pontos; a escola Professora Leda Tajra – Anexo Juçara, localizada em Buriti Bravo, com 396,54 pontos; e Lucas Coelho, da cidade de Benedito Leite, que chegou a 397,20 pontos. 

Para o deputado Bira o Maranhão vive uma tragédia na educação e ter o pior PIB per capita do Brasil comprova que o estado não tem governo. “O presidente do Senado Federal erra quando diz que no Maranhão só se divulga as mazelas do estado. Na verdade este governo só produz mazelas. O Maranhão é que nem rabo de cavalo, só cresce para baixo”, protestou o parlamentar.

Os índices e indicadores do ENEM pioraram com relação ao último ano divulgado. Os profissionais de educação promoveram uma greve, no começo do atual governo, reivindicando melhorias estruturais e a aprovação do estatuto do educador, entre outros pleitos.

“O governo não se sensibiliza, a juventude está sem perspectivas. Temos a pior qualidade de ensino do Brasil. Cadê a revolução na educação prometida pela governadora?”, questionou Bira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário