terça-feira, 26 de março de 2013

Deputado Bira afirma que Governo do Estado transformou São Luís em uma porção de terra cercada de fezes por todos os lados


Da Assecom dep. Bira

A questão da poluição das praias da ilha de São Luís voltou a ser pauta de discursos, na manhã desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa. O deputado Bira do Pindaré (PT) lembrou que até hoje as praias da ilha estão interditadas.

“A verdade é que o problema das praias sujas em São Luís é reflexo da inoperância de um governo que não consegue enxergar a questão do saneamento como uma prioridade. A gente testemunha todos os dias o despejo, incontrolável, de toneladas de fezes, sem tratamento, que poluem as bacias hidrográficas de São Luís e as praias”, protestou Bira.

A população da ilha de São Luís é de aproximadamente 1.300.000 habitantes. Cientificamente, em média, cada ser humano defeca 115 gramas de fezes por dia, o que equivale a 160 toneladas diariamente de fezes despejadas nas praias da ilha.

Em um exercício de imaginação, seria o mesmo que despejarmos 50 carros-pipa repletos de fezes todos os dias na orla marítima de toda ilha. Outro problema que agrava a situação é a condição de inutilidade das estações de tratamento de esgoto da ilha de São Luís (Jaracaty e Bacanga).

As duas estações não conseguem atender a demanda de esgoto da nossa cidade e nem conseguem funcionar em plenitude. A estação do Jaracaty só processa 50% da sua capacidade. A estação do Bacanga apenas 10%. No total não temos nem 10% do esgoto da ilha de São Luís tratado.

A peça orçamentária não prevê investimentos para a área do saneamento básico em 2013. O turismo, o comércio, as atividades da orla marítima, a geração de empregos, tudo é impactado por esse quadro absurdo das praias completamente sujas na ilha de São Luís.

“Infelizmente, quem governa, hoje, não conseguiu, nem vai conseguir mais resolver esse problema. Uma ilha, uma porção de terra cercada de águas por todos os lados, aqui transformaram São Luís numa porção de terra cercada de fezes por todos os lados”, criticou Bira.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário