sexta-feira, 29 de março de 2013

Publicanos


Editorial do Jornal Pequeno - 28/03/13

Só mesmo a afeição desmesurada e repetidamente extravasada de parte da imprensa pelo prefeito de São José de Ribamar e presidente da Famem, Gil Cutrim, justificam o crédito que está sendo dado à montagem bisonha e ridícula de um site chamado 'Ribamais' contra o deputado Bira do Pindaré.

O deputado, como tantos outros, assumiu a defesa dos beneficiários do programa 'Minha Casa, Minha Vida', programa do governo federal, diga-se de passagem, incapazes financeiramente de pagar um tal Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI, cobrado no país inteiro apenas pela Prefeitura de São José de Ribamar. Ora, quem precisa de casas doadas pelo governo, precisa porque não pode pagar aluguel, não pode comprar e, menos ainda, sacar de uma hora para outra R$ 1.200 para encher os cofres de uma Prefeitura. Aí já não seria 'Minha Casa, Minha Vida' e sim 'Minha Casa, Minha Dívida'. Se tivessem condição de pagar tudo isso, não se arriscariam a morar nesses cacarecos perigosos.

A acusação contra Bira do Pindaré é de que ele mandou invadir as casas, segundo o 'furo de reportagem' do ‘Ribamais’ com assessoria do advogado Arnaldo Colaço. Menos Riba, menos. Primeiro, porque a trajetória política de Bira do Pindaré jamais o incluiu entre invasores de propriedades e baderneiros. Segundo, porque a coisa mais fácil do mundo é encontrar e pagar dois ou três mercenários dispostos a mentir na imprensa para desmoralizar publicamente desafetos políticos incômodos. Terceiro, porque o interesse de criar um impasse para não entregar as casas só poderia ser da Prefeitura e não do deputado, que, junto com os beneficiários, luta pela isenção do ITBI exatamente para que os reais proprietários ocupem suas moradias.

Ultimamente, todas as ações e reações políticas no Estado parecem visar à eleição para governador em 2014. O interesse de desqualificar a atuação política de um deputado de oposição, acusando-o de crime contra o patrimônio público ou contra a propriedade privada parece ser o mesmo que orienta parte da imprensa a crucificar politicamente o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o candidato do PCdoB, Flávio Dino. Não querem reconhecer que Gil Cutrim age errado com relação a esse maldito imposto que até outro dia era desconhecido da maioria de todos nós e que, em se tratando do Programa Minha Casa, Minha Vida, ninguém está cobrando de ninguém neste país.

Quanto à denúncia, ela fede. Tem cheiro de coisa armada, contratada, estipulada, orientada para enfraquecer a luta dos beneficiários do Programa. E, se vale uma sugestão, diga-se ao prefeito Gil Cutrim que não está lhe caindo bem essa imagem de publicano, cobrando impostos acima do que estipula o Império. Só Jesus, até hoje na História, em sua extrema misericórdia, deu as boas-vindas aos publicanos e, assim mesmo, a contragosto de todos os seus apóstolos. Corre o prefeito os riscos de ganhar má reputação e de se transformar num proscrito eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário