terça-feira, 30 de abril de 2013

1º de maio: Bira homenageia trabalhadoras domésticas por conquistas de direitos


Da Assecom Dep. Bira

Em discurso na Assembleia Legislativa do Maranhão, na manhã desta terça-feira (30), o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) lembrou as comemorações pelo dia 1º de maio. O feriado nacional do Dia do Trabalho desta quarta-feira é uma data histórica para a classe trabalhadora.

O Dia 1º de maio é uma referência para todas as mobilizações da classe trabalhadora. Bira ressaltou a luta das mulheres trabalhadoras domésticas que conquistaram a igualdade de direitos trabalhistas. O Congresso Nacional fez justiça ao igualar os direitos do trabalhador doméstico aos outros trabalhadores.    

O parlamentar lembrou que quando era delegado regional do trabalho teve a oportunidade de acompanhar a luta das domésticas no Estado do Maranhão. “Tomamos uma importante iniciativa que, até hoje, é adotada pelo Ministério do Trabalho, que foi a criação de um aplicativo para computador, que facilitava a vida dos empregadores que em maioria são assalariados e precisam desse auxílio porque não têm assessoria jurídica, contábil”, destacou.

O petista apresentará uma Indicação ao Ministro do Trabalho, no sentido de atualizar esse aplicativo com as novas regras e disponibilizando pelo Ministério a qualquer cidadão brasileiro esse mecanismo que facilite o dia a dia da contratação do empregado. Hoje em dia é difícil para uma pessoa que contrata um trabalhador doméstico saber os procedimentos de recolhimento de Fundo de Garantia, de presidência, de conta de horas extras e de registros de ponto.

Romarias do Trabalhador

O deputado Bira convidou toda classe trabalhadora e a toda a população geral para duas romarias do trabalhador, neste dia 1º de maio. A primeirra na área Itaqui-Bacanga, que é maior, mais tradicional e mais antiga completa 23 anos com concentração, às 14 horas, na Praça do Bacanga. A outra romaria será na zona Rural de São Luís.

“Como de costume, estarei presente nas duas romarias, muito antes de ser deputado sempre frequentei as romarias e, amanhã, não será diferente, eu participarei das romarias do trabalhador em São Luís, homenageando as lutas de todos aqueles que continuam sonhando em transformar o mundo e ampliar as conquistas da classe trabalhadora”, garantiu Bira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário