terça-feira, 9 de abril de 2013

Deputado Bira defende convocação do Diretor do CINTRA


Da Assecom Dep. Bira

O diretor-geral da Fundação Nice Lobão (CINTRA), Arnaldo Marinho Costa, encaminhou oficio ao presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão solicitando o adiamento da sua convocação. O Diretor alega que não está esclarecido sobre os assuntos que serão questionados pelos parlamentares.

O Diretor do Colégio foi convocado a pedido de professores e aluno a fim de esclarecer denuncia de ausência de transparência na atual gestão. O Diretor permanece no cargo há 17 anos, o que fere de morte o estatuto da Fundação. De acordo com os professores, a atual gestão nunca apresentou relatório de prestação de contas.

O CINTRA foi interditado, pela precariedade de sua estrutura física, a pedido do Ministério Público do Estado, fato que comprometeu o período letivo. Estudantes e professores que se manifestaram contra os desmandos da gestão de Arnaldo Costa estão sofrendo constantes represálias.

O jovem Davi Max, líder estudantil, membro do colegiado do CINTRA está ameaçado de expulsão, porque resolveu se manifestar em relação à atual gestão. O estudante denunciou ao deputado Bira do Pindaré (PT) que uma das diretoras do CINTRA procurou sua família para ameaçá-lo de expulsão.

Os professores que tiveram o compromisso público de reivindicar melhorias na escola foram punidos. O Diretor devolveu 46 professores para a Secretaria de Educação. Em razão disso, outros 70 professores, de maneira solidária, estão pedindo para ficar à disposição da Secretaria de Educação.

O deputado Bira refutou os argumentos do Diretor do CINTRA e afirmou que o objeto da discussão é claro, o tema a ser discutido é a transparência na gestão do Cintra. Os membros do colegiado do CINTRA denunciaram ao deputado Bira o fato de não existir relatório de prestação de contas da atual gestão. O Cintra recebeu em 2012 mais de R$ 6 milhões e para este ano estão previstos mais R$ 8 milhões.

“O tema é claríssimo e isso se dá porque o Cintra passou mais de trinta dias fechado, sem aulas, interditado por ordem e determinação do Ministério Público Estadual. Em razão disso, nós levantamos o questionamento acerca de para onde estão sendo destinados os recursos que vão para o Cintra”, esclareceu.   

O petista lembrou que é prerrogativa do Poder Legislativo estadual convocar dirigentes de entidades da administração indireta para prestar esclarecimentos, importando em crime de responsabilidade a ausência sem justificação adequada. O deputado ressaltou que a soberania da Assembleia está em jogo, pois convocações da Casa tem que ser respeitadas e cumpridas.

“Temos que fazer cumprir a decisão desta Casa que é soberana, pois este é o Poder Legislativo, este é o parlamento do povo que é soberano e, assim sendo, não cabe discussão, cabe é comparecer cabe aceitar e atender a convocação como manda a lei, senão ele está inclusive incorrendo em crime”, sentenciou.

Bira destacou que o problema do CINTRA já é de conhecimento do Ministério Público Estadual. O promotor Paulo Avelar relatou que já há uma ação civil pública, inquérito civil aberto em relação à situação do Cintra. O parlamentar sugeriu que a Mesa Diretora da Casa determine a convocação para a próxima terça-feira (16), às 11 horas da manhã.

“Se ele não atender que se aplique rigorosamente o que é devido nesse casos de negativa de convocação, porque a postura é absolutamente reprovável e pela lei ela é criminosa e deve ser tratada como tal”, concluiu.

2 comentários:

  1. Ele, o Arnaldo tem que ser investigado sobre a prestação de contas sobre os recursos que são destinados ao Cintra. Afinal, passa 17 anos e não se vê nenhuma melhoria nessa escola. Quem será que junto com ele tá por detrás dessa trambigagem? Investigação já.

    ResponderExcluir
  2. Tem que have uma investigação no Cintra estudei lá por 2 anos e não vir nada de educacional as salas super quente, quando chove os alunos tem que ficar um do lado do outro sem espaço para circula na sala por que as janelas estão quebradas, os banheiros sem portas, sem salas de informatica..., ano passado alunos ficaram na sala de vídeo por que nao tinha mais salas de aulas. O colégio Cintra tem de tudo para ser uma das escolas de referencia no Maranhão.

    ResponderExcluir