terça-feira, 28 de maio de 2013

Audiencia pública na Assembleia Legislativa debate impacto da Ferrovia Carajás nos municípios do MA

Da Assecom Dep. Bira

O auditório Fernando falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão recebeu, durante toda tarde desta terça-feira (28), uma audiência pública para discutir os impactos da Ferrovia Carajás nos municípios do estado.
O requerimento para a realização da audiência foi elaborado pelos deputados Bira do Pindaré (PT), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Casa Legislativa e Stênio Resende (PMDB) atendendo um pedido do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (Comefc).

O COMEFC é formado por 23 (vinte e três) municípios maranhenses sob influência dessa estrada de ferro, que juntos, têm em seus territórios aproximadamente de 76% de toda a malha ferroviária da Vale em nosso estado.

A audiência realizada na Assembleia é a sexta promovida pelo consórcio e infelizmente em nenhuma a Vale se fez presente ou mandou representante. De acordo com a prefeita Cristiane Damião, presidente do COMEFC, as audiências públicas têm como objetivo trabalhar idéias para alavancar o crescimento dos municípios que há 3 décadas estão esquecidos e que, durante todo este tempo, veem o seu povo sofrendo com a riqueza passando em suas portas; deixando apenas um rastro de incertezas, impactos socioeconômicos e ambientais.

Sem contar com a presença da Vale, a audiência estava repleta de autoridades como os prefeitos e vice-prefeitos dos 23 municípios, além de 12 deputados estaduais que se somaram ao deputado Bira do Pindaré. O movimento Justiça nos trilhos também compareceu ao evento, assim como representantes das diversas comunidades atingidas pela Ferrovia Carajás.

Os representantes do “Justiça nos Trilhos” relataram as principais reclamações das pessoas que são obrigadas a viver próximas a Ferrovia. As comunidades reclamam bastante da poeira do minério de ferro que paira no ar após a passagem dos vagões dos trens; reclamaram da poluição sonora ocasionada pela buzina do trem e pela passagem nos trilhos; reclamaram da trepidação ocasionada pelos trens que está danificando as casas (causando rachaduras) e também da falta de viadutos, fato que coloca em risco a vida das pessoas.

O COMEFC tem agendado duas outras audiências públicas a serem realizadas na Câmara dos Deputados em Brasília e na Câmara dos Vereadores de São Luís, respectivamente nos dias 04 e 06 de junho.

Ao final da audiência pública desta terça-feira, o deputado Bira do Pindaré apresentou os encaminhamentos sugeridos pelas autoridades, movimentos sociais e comunidades presentes. Ficou definida a criação de um grupo de trabalho composto pelas equipes técnicas da Assembleia Legislativa e do COMEFC e por representantes do “Justiça nos Trilhos”; alem de se marcar uma nova audiência pública e reiterar o convite para que a Vale se faça presente e possa ouvir os anseios e reclamações do consórcio e das comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário