sexta-feira, 3 de maio de 2013

Bira discute sistema público de saúde com secretária-adjunta do município



O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) reuniu-se, na tarde desta quinta-feira (2), com a Secretária Adjunta de Saúde do Município, Sílvia Cavalcante, para inteirar-se do sistema público de saúde da Capital. Estiveram presentes também o assessor especial da Prefeitura de São Luís, Nelson Brito, o Chefe de Gabinete da Secretaria, Pedro Germano, e a Assessora Jurídica da Semus, Flávia Carvalho.

A construção do Hospital Municipal, a Rede de Atenção Básica a Saúde, um posto ou hospital para atender a população da zona rural de São Luís e concursos públicos voltados para área da saúde foram os quatro questionamentos levantados pelo parlamentar.

Sílvia informou que o Hospital Municipal, assunto polêmico na gestão anterior, tem um novo terreno, mais acessível para a população, localizado atrás do 24° Batalhão de Caçadores, na Avenida do Parque Pindorama. E informou que o projeto será o mesmo da gestão anterior, mas com algumas adaptações por causa das dimensões e condições diferenciadas dos terrenos. Bira destacou a importância da localização do terreno para que a população tenha facilidade no acesso.

Lembrando um protesto feito pelos moradores da área Itaqui-Bacanga - por conta da morte de uma mulher que foi vítima de parto, após percorrer por oito dias as maternidades estaduais na Capital em busca de atendimento – Bira questionou a possibilidade do Hospital da Mulher realizar este tipo de serviço. A Secretária Adjunta explicou que aquele hospital não foi projetado para oferecer o serviço de maternidade, mas que é função dele prevenir esse tipo de caso, pois o bom acompanhamento da gestação evita esses tipos de tragédia.

Em relação à Rede de Atenção Básica, Cavalcante destacou a preocupação da Secretaria em detrimento do percentual médico por habitante ser o menor do Brasil. Esclareceu que este ano já conseguiram 43 médicos através do Programa de Valorização da Atenção Básica - PROVAB. E esboçou os planos de ampliação de cobertura da Rede.

O deputado ainda indagou sobre a funcionalidade das UPA’s e Unidades Mistas, se elas fazem pequenos atendimentos, como tratar braço quebrado. “As unidades mistas, na verdade, o Ministério da Saúde tenta encontrar uma solução, ela vira um posto ou um hospital. Da forma como funciona, com 28-30 leitos, posto de vacinação, tratamento odontológico, emergência 24horas, acaba causando um custo maior do que deveria. No entanto, neste momento não podemos os desfazer dessas unidades pois elas é quem acabam desafogando o Socorrão”, afirmou Silvia.

Bira defendeu ainda a construção de um hospital para atender toda a área da Zona Rural de São Luís, apontando o prédio doado aos Moradores. Cavalcante informou que este prédio deverá ser utilizado para a construção de uma UPA do Município com a função de atender aquela população.

Quanto ao concurso público, Flávia explicou que até o final de maio deste ano abrirão um seletivo para contrato temporário de cargos para lotação nos hospitais, postos e unidades mistas, até que seja autorizada a realização do concurso público que deverá acontecer em até dois anos.

FEIRA DA RAIMUNDO CORREA

Na oportunidade, o petista cobrou a construção do Posto da Raimundo Correa, destacando a necessidade na agilidade destes projetos. Silvia informou que o projeto foi encaminhado para o Ministério da Saúde e aguarda a liberação da verba.

Um comentário: