quarta-feira, 19 de junho de 2013

Deputado Bira pede para Governadora sair de seu casulo e ouvir trabalhadores rurais do Maranhão

Da Assecom Dep. Bira

Os trabalhadores rurais do Maranhão, organizados no movimento “Grito da Terra”, cobram da Governadora do Estado um posicionamento e respostas quanto à pauta de reivindicação apresentada por eles. Desde a tarde desta terça-feira (18), os manifestantes ocupam as sedes do INCRA e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar do Estado (SEDES) esperando uma resposta do Governo em relação à pauta de reivindicação.

O deputado Bira do Pindaré (PT), que acompanha e apóia o movimento dos trabalhadores rurais, cobrou na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão desta quarta-feira que a Governadora receba e responda a pauta de reivindicação dos trabalhadores rurais.

O parlamentar lembrou que a Presidente Dilma Rousseff e Governadores de outros estados como Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul não se furtam de manifestações públicas e posicionamentos. “Não posso imaginar que num momento desses em que o Brasil inteiro se mobiliza reivindicando, protestando e lutando e as autoridades do Brasil inteiro procurando responder em relação a esses movimentos, inclusive a presidenta Dilma, o governador de São Paulo, não posso imaginar que no Maranhão a governadora vai ficar em silêncio diante dos protestos do povo do Maranhão”, cobrou.

Os trabalhadores rurais representam mais da metade da população do Maranhão. O “Grito da Terra” 2013 reivindica: melhorias no atendimento e na assistência as comunidades rurais que passa pela regularização fundiária, respostas em relação aos inúmeros casos que o ITERMA e o INCRA não conseguem dar andamento; violência no campo, trabalhadores ameaçados, sendo assassinados; revisão do orçamento do Estado para a agricultura familiar, para 2013 estão previstos investimentos de menos de 1%.

A falta de investimentos na agricultura familiar faz com que o Maranhão não produza e tenha que importar de outros estados do nordeste a cebola, feijão, tomate e demais produtos hortifrutigranjeiros. Bira cobrou da Governadora a assinatura de um documento oficial garantindo o cumprimento da pauta de reivindicação dos trabalhadores.

Eu peço e repito, peço um posicionamento da Governadora, que ela fale, que ela diga, que se manifeste, que ela saia do seu casulo e diga para a população o que ela vai fazer em relação ao movimento dos trabalhadores rurais”, cobrou Bira.

Mobilidade Urbana

O petista também cobrou a Governadora quanto às tarifas do transporte coletivo na região metropolitana de São Luís. Ele lembrou que vários Governadores já reduziram o ICMS do diesel, o que provocou a redução das tarifas de ônibus nas cidades de Recife, João Pessoa, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre e Manaus.

A governadora vai fazer o que? Vai ficar só assistindo os protestos acontecendo, não vai tomar uma atitude? Não vai apresentar uma proposta? Cobro aqui uma proposta do Governo do Maranhão, para que apresente uma proposta que possa ajudar a reduzir a tarifa do transporte coletivo no Estado, isso é viável, os Estados do Brasil já estão mostrando isso, e eu quero ver aqui também a Governadora fazer a mesma coisa”, questionou Bira.
      


Nenhum comentário:

Postar um comentário