quinta-feira, 27 de junho de 2013

Manifestações em São Luís: Perante a omissão da Governadora oposição apresenta propostas



Na manhã desta quinta-feira (27), em entrevista coletiva na Assembleia Legislativa do Maranhão, os deputados de oposição ao Governo do Maranhão apresentaram propostas como resposta aos anseios dos manifestantes que tomam as ruas de São Luís e diversos municípios do interior do Estado.
O líder da oposição, Rubens Pereira Junior (PCdoB), apresentou cada um dos pontos da proposta, situados nas áreas de transporte público, transparência pública, ficha-limpa, concursos públicos, investimentos e desenvolvimento, cultura, assistência social, saúde, esporte e segurança pública. E frisando que as proposições são um ponto de partida, afirmou que não é preciso procuração para ouvir as vozes que gritam por mudança, por direitos, por justiça social.
”Não estamos falando em nome dos manifestantes, tampouco exclusivamente para eles, mas esse momento histórico exige energia, ação, proposição, agenda positiva. A presidente Dilma ouviu as reivindicações e propôs os cinco grandes pactos, enquanto isso, a Governadora do Maranhão se cala. Ninguém sabe onde ela está. Já que o governo segue mudo, inerte, os demais entes políticos não podem ficar da mesma forma porque a omissão não pode ser contagiosa”, esclareceu.
Com pensamento semelhante ao de Rubens, o deputado Bira do Pindaré (PT) ressaltou a legitimidade dos parlamentares de oposição em apresentar proposições e soluções ao Governo do Estado. O parlamentar criticou a inércia da Governadora do Maranhão que não se apresenta, não se posiciona e não responde a população do estado.
Para o petista, a iniciativa da oposição é uma forma de combater a corrupção no Maranhão. Temos o pior déficit de médicos por habitantes do país, queremos entre outras coisas que a UEMA amplie a disponibilização de vagas para a formação de profissionais na área de saúde. Bira defendeu ainda as manifestações com impulsoras para refletir e lutar pela Reforma Política e Reforma Agrária.
“O povo grita contra a corrupção porque não agüentam mais tanto convênio fantasma, tantas filas nos hospitais, tanto ônibus lotado e os baixíssimos índices da educação. O povo clama por segurança pública de qualidade, que tenha efetividade no combate ao crime”.
À imprensa, Othelino deixou claro que o discurso de que a oposição quer falar pelos movimentos é uma tentativa de desqualificar a ação política de agir contra a letargia do governo. “Em outros estados se vê a participação dos governadores; no Maranhão, não acontece isso. Até a presidenta Dilma Rousseff está dialogando com os manifestantes”, frisou.
 “O governo continua ausente, na contramão da história. Não alimenta, sequer, o Portal da Transparência. A cada dia tem uma novidade pior. Preparamos essa lista para que o governo cumpra com a sua obrigação e faça o que nunca fez no sentido de encontrar soluções para os diversos tipos de problema”, disse Othelino Neto.
Os deputados declararam que estão abertos ao diálogo com os manifestantes e destacaram esse como momento histórico. Para entrar em contato com qualquer um dos parlamentares, basta agendar através do números de telefone dos gabinetes. As propostas serão encaminhadas oficialmente à Governadora por meio de indicação.


Contato dos Gabinetes:
BIRA DO PINDARÉ

Telefone Gabinete: (98) 3269-3452 / 3269-3430
Secretaria(o): Renata de Almeida Moura
ELIZIANE GAMA
Telefone Gabinete: (98) 3269-3240
Secretaria(o): Rosivania Matos
OTHELINO NETO
Telefone Gabinete: (098) 3269-3419 e (098) 3269-3408
Secretaria(o): Delcy Ferreira Nascimento
RUBENS PEREIRA JUNIOR
Telefone Gabinete: (98) 3269-3268 / 3269-3269
Secretaria(o): Carlos Bordalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário