terça-feira, 24 de setembro de 2013

Bira comemora dia estadual das quebradeiras de coco babaçu

Da Assecom Dep. Bira

Neste dia 24 de setembro é comemorado o dia estadual das quebradeiras de coco babaçu, no Estado do Maranhão. O dia foi uma proposição do Projeto de Lei Nº 102/2011 de autoria do deputado estadual Bira do Pindaré (PT).

No Maranhão mais de 300 mil mulheres vivem da quebra do coco babaçu. Uma atividade extrativista na forma tradicional. Até a década de 80 a atividade existia sem nenhuma expressão política, embora tivesse sua importância reconhecida para a economia do Estado.

Na década de 90, as quebradeiras de coco do Estado do Maranhão, regiões de Imperatriz, Baixada Maranhense, Médio Mearim, região dos Cocais, Tocantins, do Pará e do Piauí se mobilizaram e organizaram a luta pelos seus direitos, que se encontram plenamente ameaçados.

Em setembro de 1991, foi realizado o I Encontro Interestadual das Quebradeiras de Coco. Na oportunidade, foi constituído o movimento chamado Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), com sede em São Luís do Maranhão.

As quebradeiras de coco babaçu possuem assento permanente na Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais, conforme Decreto Presidencial de 13 de julho de 2006, e também no Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade instituídas pela portaria interministerial de 21 de julho de 2009.  

A palmeira do Babaçu é matéria prima fundamental para diversos produtos, sobretudo, os cosméticos que são utilizados, pela indústria nacional e internacional. As quebradeiras de coco babaçu são importantes protetoras dos recursos naturais e da manutenção da biodiversidade do Estado do Maranhão.

Para o deputado Bira a categoria de quebradeiras é estratégica.  Apesar do sofrimento causado pelo duro cotidiano, se os empecilhos forem removidos e com o apoio econômico da atividade, a realidade pode ser alterada e as mulheres vão ter mais dignidade.

O parlamentar destacou como um dos maiores desafios da categoria das quebradeiras a proibição da queima do coco inteiro no Estado do Maranhão. Vários setores da indústria insistem em queimar, prejudicando a atividade econômica das quebradeiras de coco.

Bira defendeu o fortalecimento da cadeia produtiva e um maior investimento no beneficiamento da produção. O fortalecimento dessas fases de produção pode gerar trabalho, renda e acima de tudo dignidade e perspectiva para o povo do Estado do Maranhão.   

“Nós podemos ajudá-las com um programa forte de alfabetização, com qualificação profissional, com assistência técnica. Tudo isso se existisse como política pública organizada no Estado do Maranhão, a realidade dessas mulheres seria completamente diferente, e o Maranhão poderia se orgulhar muito mais ainda pelo potencial e pelos resultados propiciados por essa atividade econômica”, destacou Bira.

No entendimento do deputado Bira o governo do Estado deveria oferecer uma política de assistência à infância, porque muitas crianças são exploradas na quebra do coco por causa da falta de oportunidade, de não se ter uma escola, de não se ter um processo de preparação profissional para adolescentes.


Bira ressaltou a aprovação do Dia das Quebradeiras de Coco no Estado do Maranhão como muito importante para sua história de vida. O Deputado é filho de uma quebradeira de coco, por essa razão, ele sabe que lutar ao lado da categoria, do MIQCB, dos sindicatos, das associações pelos direitos é algo indispensável para o desenvolvimento do Maranhão.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário