quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Comissão Parlamentar da Verdade realiza audiência pública na Assembleia

Da Assecom dep. Bira

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta quinta-feira (05), uma audiência pública sobre a Comissão Parlamentar Especial da Verdade (CPV).

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT), presidente da Comissão e da mesa, fez breve relato das atividades da CPV e destacou a importância dos trabalhos realizados no âmbito do Maranhão.

Glenda Mezarobba, consultora da Comissão Nacional da verdade, fez exposição sobre justiça de transição e da necessidade da Comissão da verdade para o Brasil. Ela lamentou a inexistência de Comissão da Verdade no Governo do Estado e no Município. Já a pesquisadora Raíssa Wihby falou sobre a questão de gênero e infância na época da ditadura.

Em discurso emocionado, filhos de Nonatinho pediram justiça pela morte do pai, assassinado pela ditadura militar, e fizeram reflexões sobre a situação do Maranhão. Segundo eles, o Estado ainda vive as consequências das injustiças cometidas durante a ditadura militar. “O Estado não é dos governantes, é nosso!”, frisou um deles.


Estiveram presentes, estudantes, pesquisadores, lideranças políticas estaduais, familiares de vítimas e testemunhas dos atos cometidos durante o período da Ditadura Militar no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário