segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Bira propõe que Comissão de Direitos Humanos investigue caso de maranhenses mortos em fazenda da Suzano

Da Assecom Dep. Bira 

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) divulgou um relatório no último final de semana apontando o Maranhão como o maior exportador de mão de obra escrava do Brasil. Pessoas que foram vítimas do crime, tipificado no código penal, Artigo 149, que significa reduzir alguém à condição análoga a de escravo.   

O deputado Bira do Pindaré (PSB) trouxe o tema para a Assembleia Legislativa do Maranhão, na tarde desta segunda-feira (07), e destacou que o Estado aparece com 28% dos trabalhadores escravos resgatados em todo o país. O parlamentar ressaltou que os trabalhadores maranhenses são submetidos a condições precárias.

A degradação dos trabalhadores maranhenses fica evidente como no caso da morte de três pessoas no incêndio ocorrido em uma fazenda de eucalipto da empresa Suzano. Bira propôs que a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, ainda esta semana, compareça até Imperatriz e Cinelândia e faça uma verificação das circunstâncias em que esses trabalhadores foram mortos.

“É preciso que verifique as circunstâncias e mais do que isso, é preciso que a gente verifique qual está sendo os papéis das instituições no que diz respeito à investigação desses casos que ocorreram e das responsabilidades eventualmente existentes em relação às mortes desses trabalhadores”, cobrou.

Além do acompanhamento da Casa Legislativa, o Deputado pedirá o acompanhamento e a verificação das circunstâncias em que essas pessoas morreram na fazenda de eucalipto da Suzano. Bira acionará a Superintendência do Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.

Para o socialista os grandes empreendimentos do Maranhão, como é o caso da Suzano, por si só, não foram capazes de trazer a solução para as dificuldades que o povo maranhense enfrenta. “Nós temos que contribuir com essa investigação, para que esse episódio não se repita, sobretudo, no que diz respeito aos grandes empreendimentos do Maranhão. A Suzano é um caso típico de um grande empreendimento que precisa ser transparente para que a população possa reconhecer algum tipo de contribuição”, concluiu Bira.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário