quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Bira registra apoio as comunidades quilombolas do MA

Da Assecom Dep. Bira

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) declarou apoio as manifestações quilombolas que acabaram por ocupar mais uma vez a sede do INCRA em São Luís. Representantes de 100 comunidades quilombolas do estado ocupam, desde a última terça-feira (01), a sede do INCRA.

A manifestação é parte da Semana Nacional de Mobilização dos Povos Indígenas e Quilombolas contra a Proposta de Emenda Constitucional Nº 215/2000, que tira do Poder Executivo e concede ao Judiciário a decisão dos processos de titulação dos territórios quilombolas e das terras indígenas. 

Bira lembrou que o Maranhão tem a maior quantidade de comunidades quilombolas do Brasil e essas pessoas precisam ser respeitadas. “Está mais que na hora da gente respeitar esse povo que foi violentado pela própria história, um povo escravizado, retirado à força de suas terras e trazido para cá na condição de escravos, e que resistiram ao tempo”, destacou.

A Constituição Federal garante os direitos das comunidades quilombolas e o reconhecimento de seus territórios. Para Bira este processo de reconhecimento anda a passo de tartaruga e é por isso que as comunidades se organizam cada dia e continuam lutando para terem seus direitos assegurados.  


“Nós estamos aqui para pedir às instituições federais e estaduais que possam ouvir o clamor desse povo e garantir a efetividade do direito aos territórios, às comunidades quilombolas no Estado do Maranhão”, apelou Bira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário