quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dom Vilson Basso receberá título de cidadão maranhense


Da Assecom Dep. Bira

O projeto de resolução N° 042/2011 foi aprovado, nesta quarta feira (28), pelo plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA).

O projeto dispõe da titulação de cidadão maranhense concedido a Dom Vilson Basso, de autoria do deputado estadual Bira do Pindaré (PT) foi aprovado, em 1° turno, no dia 27/09 com parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa. Hoje (quarta, 28) foi votado e aprovado, também em segundo turno, e agora segue para promulgação da Governadora.
O parlamentar defende o título de cidadão maranhense à Dom Vilson Basso pelos anos do engajamento, deste militante, nas lutas do Estado. Assegurou Silvana Brito.
Dom Vilson, um homem de luta
Dom Vilson Basso nasceu nas "barrancas" em Lajeado Capivara, Cinqüentenário, Tuparendi no Estado do Rio Grande do Sul, no dia 16 de fevereiro de 1960.
Em janeiro de 1986, Dom Vilson chegou ao Maranhão enviado como missionário. Trabalhou, inicialmente, em Santa Inês, São Luís e Alto Alegre do Pindaré. Assessor da Pastoral da Juventude na Diocese de Viana, na Arquidiocese da Capital e na Regional Nordeste V da CNBB, teve que viajar, em 1991, para Bogotá, na Colômbia, a fim de fazer especialização em Planejamento Pastoral na Universidade Javeriana, dos Jesuítas.
Em 1998, como pároco em Santa Luzia do Tide coordenou a construção de uma grande Igreja Paroquial, e no mesmo período foi coordenador de pastoral da Diocese de Viana. De 1993 a 2004 foi professor de Planejamento Pastoral no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão - IESMA. Em 2004 e 2005 foi pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição, em São Luís - MA. Novamente Dom Vilson viaja para o exterior a fim de aprofundar seu conhecimento e conseguir ajudar mais pessoas.
Dia 19/03/2010, foi nomeado bispo de Caxias - MA pelo papa Bento XVI. A Ordenação Episcopal de Dom Vilson aconteceu no dia 30/05/2010 na Paróquia Nossa Senhora da Saúde em Cinqüentenário, Tuparendi - RS; e a Missa de Posse aconteceu no dia 19/06 daquele mesmo ano, no Ginásio Municipal da cidade de Caxias - MA. Dom Vilson sempre esteve ao lado

Nenhum comentário:

Postar um comentário