quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Deputado Bira cobra esclarecimentos acerca de assassinato de quilombola

Da Assecom Dep. Bira
O deputado Bira do Pindaré (PT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (05), para cobrar providências e apuração do assassinato do quilombola Valdenilson Borges, na cidade de Serrano. Ele apelou para que a Secretaria de Segurança Pública e os órgãos competentes elucidem o crime.
O petista comunicou que após reunião, na sede do INCRA, representantes do movimento quilombola, técnicos do INCRA nacional e coordenação local foi celebrado um acordo entre as partes. Ficou acertada uma reunião com o Presidente Nacional do INCRA, Celso Lacerda, e representantes dos movimentos no dia 24 de novembro, na sede regional do INCRA.
Também foi confirmada uma série de visitas as comunidades quilombolas do interior do MA. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), realizam visita técnica a áreas quilombolas. A ação faz parte dos trabalhos que visam implantar, no Maranhão, o Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos Ameaçados (PPDDH).
O grupo técnico federal é composto por psicológicos, advogados, sociólogos e um técnico em segurança. O grupo viaja nos próximos dias para cidades do interior a fim de fazer o levantamento dos ameaçados. “Então ficou decidido dessa forma, eu achei que foi um bom acordo, eu espero que o INCRA dê respostas, eu espero que o ITERMA também possa ser melhor aparelhado pra também dar respostas em relação a questão fundiária no Estado do Maranhão e que dessa forma a gente possa superar essa chaga histórica que é o abandono das comunidades quilombolas”, destacou o Deputado.
Bira encerrou seu pronunciamento solicitando, mais uma vez, que os órgãos competentes façam valer a justiça e capturem os acusados pelo crime em Serrano. “Eu continuo aguardando uma resposta oficial e espero que os órgãos de segurança esclareçam o crime acontecido em Serrano no Estado do Maranhão”, concluiu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário