quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bira do Pindaré participa de debate na UEMA sobre Movimentos Sociais e cidadania


Da Assecom Dep. Bira
O deputado Bira do Pindaré (PT) participou, na manhã desta quarta-feira (14), da 1ª Semana de Ciências Sociais e Jurídicas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O evento abordou a temática: Cidadania na contemporaneidade.
O parlamentar esteve na mesa de encerramento dos debates que versava sobre os movimentos sociais e os novos direitos na contemporaneidade. A coordenação ficou por conta do professor José Antonio Ribeiro de Carvalho e ao lado de Bira, como debatedor, estava o professor do IFMA Alderico Santos Almeida.
Bira lembrou que devemos o conceito de direito aos gregos, assim como a definição de cidadania. A luta das classes trabalhadoras, nada mais é que a luta pelos direitos e pela cidadania plena. As revoluções trabalhadoras do século XIX e XX lutavam pela cidadania plena.
“Devemos o atual conceito de movimentos sociais a luta dos comunistas e socialistas. O conceito veio do questionamento que se faz ao modelo capitalista, os livros de Marx e as lideranças de Lenin entre outros inspiraram as lutas que motivaram o crescimento dos movimentos sociais”, destacou Bira.
No Brasil os movimentos nasceram no final do século XIX com as lutas operárias trazidas pelos imigrantes europeus, eram os anarquistas, socialistas e sindicalistas. Os operários maranhenses participaram das lutas a nível nacional e foram essas lutas de classes que embalaram as lutas dos movimentos sociais.
“Em 1988 rompemos com a ditadura militar, a sociedade mobilizada, o movimento de mulheres, indígenas, trabalhadores rurais e estudantes se mobilizaram e conseguimos vencer esse período tenebroso de nossa história”, recordou Bira.

O petista encerrou sua participação afirmando que o direito nasce do povo organizado e das lutas sociais. Ele relembrou as lutas dos movimentos este ano - luta dos quilombolas, dos professores, das quebradeiras de coco, dos policiais e dos bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário