sábado, 6 de abril de 2013

“É impossível pensarmos em qualquer mudança, qualquer transformação, sem mobilizarmos os movimentos de luta do nosso Estado”, diz Bira



Na tarde de ontem, sexta-feira (05), o deputado estadual Bira do Pindaré (PT) participou da reunião com Flávio Dino, lideranças dos movimentos sociais e sindicais. Estiveram presente, além de autoridades, vários lideres dos movimentos sociais e sindicais.
Com a palavra franqueada aos presentes, as lideranças puderam sugerir pontos de debates com a finalidade de construir um Maranhão mais digno, que priorize o povo. A reunião foi marcada por muito diálogo e sugestões na luta por um Maranhão mais justo.

Glauber, membro da Pastoral da Juventude, destacou Bira e Zenir como seus formadores de lutas sociais e se comprometeu na luta pelo Maranhão mais justo. “Quando eu sair daqui, vou dizer que tive uma reunião excelente. Assumo um compromisso não político, mas social, pois precisamos derrotar a oligarquia”, afirmou.

Já Beto do Taim, líder comunitário da zona rural, fez alguns apontamentos sobre a pesca e a falta de investimentos nesse segmento. Citou a sequência de reportagens que divulgou a falta de estrutura dos mangues, e citou reportagens que fez contraponto a essas. Nesse sentido, sugeriu o investimento em piscicultura como um dos pontos de destaque de um programa de governo voltado para a população maranhense.

Vários apontamentos foram feitos, pelos presentes, nos diversos segmentos, saúde, direito à moradia digna, segurança pública, educação de qualidade, meio ambiente, defesa do trabalhador.

O senhor José de Ribamar, membro da força Sindical, afirmou que o salário do trabalhador maranhense é um dos piores do país e lembrou as situações precárias que estes enfrentam durante as jornadas de trabalho. “Não podemos aceitar um governo que não oferece dignidade aos trabalhadores. Nosso objetivo não é derrubar essa família que suga toda a riqueza do nosso Estado, nosso objetivo é derrubar a oligarquia”, ressaltou o sindicalista.

Outra bandeira destacada foi a luta das mulheres por mais reconhecimento da participação nos espaços políticos. Mary Ferreira, feminista e pesquisadora, destacou dados de pesquisas feitas sobre a eficiência das mulheres nos espaços de poder são julgadas maiores se comparadas aos dos homens.

Crezamar Di Pinho, da União por Moradia Popular, frisou a participação dos partidos políticos na construção de uma gestão que desenvolva projetos voltados para o social, que tenha como objetivo melhorar a vida da população.

Em relação ao meio ambiente, Moisés Matias levantou importantes informações sobre a situação do Maranhão em relação a essas grandes obras que prometem ser a salvação dos problemas do Estado, mas que só exploram e agridem o meio ambiente. “É impossível discutir a reforma agrária no Maranhão sem falar do que a Suzano faz com nosso Estado. Nossa pauta política tem que ser de enfrentamento. Estamos disponíveis para traçar um novo modelo”, sugeriu.

Flávio Dino, após anotar as considerações dos presentes, lembrou um pouco da própria história. Nos 30 anos de luta que marcaram a vida dele, grande parte foi ao lado dos movimentos sociais e sindicais. “Passei pelos três poderes do Estado, mas sou filho das lutas sociais. E afirmo que nosso objetivo é combater o coronelialismo, digo com a legitimidade desses 30 anos de luta que não tenho nenhuma vaidade de resolver isso sozinho. Nossa prioridade é o povo e precisamos derrotar essa oligarquia juntos” defendeu.

O professor Chico Sales frisou a importância da união para uma verdadeira mudança, e que é preciso lutar para eleger, além de um governador que represente o trabalhador e a população maranhense, deputados estaduais e federais, senadores que estejam junto dos movimentos.

O deputado Bira o Pindaré parabenizou Flávio pelos diálogos que vem fazendo com as comunidades e com os vários segmentos dos movimentos sociais e sindicais. E afirmou a importância da união e do diálogo com estes movimentos sobre os mais diversos temas.

“É impossível pensarmos em qualquer mudança, qualquer transformação, sem mobilizarmos essas pessoas que estão à frente das lutas sociais defendendo o nosso povo nos mais diferentes campos do Estado e nos mais diferentes segmentos da sociedade. São muitas pautas, muitos debates, muitas lutas e muitas bandeiras, mas todas elas devem estar juntas e sintetizadas numa única, que é bandeira da esperança, a bandeira da mudança, a bandeira da transformação. E o Flávio está, com muita humildade, reunindo-se com as comunidades e dialogando pelo nosso Estado”, ressaltou.

A atividade começou por volta das três horas da tarde, da qual foram tirados alguns encaminhamentos e comissões para acompanhar o andamento das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário