quinta-feira, 9 de maio de 2013

Bira media negociação entre universitários e reitor da UFMA





O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) reuniu-se, na tarde desta quinta-feira (09), com os estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O parlamentar, enquanto membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão, se dispôs a mediar a negociação entre os universitários, que lideram o movimento para entrega da pauta de reivindicações aprovada por Assembleia Geral dos estudantes na última terça-feira (07), ao reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho.

O movimento estudantil, composto pelo DCE, representantes de DA’s, residentes da Casa dos Estudantes, entregou a pauta de reivindicações ao deputado. Dentre os principais pontos, os universitários lutam por assistência estudantil de qualidade, abertura imediata de concurso público para professores e gratuidade nas refeições do Restaurante Universitário.

Na oportunidade, Bira parabenizou os alunos pelo protesto pacífico e informou da conversa que teve com Natalino. Segundo o parlamentar, o reitor se comprometeu a receber a pauta de reivindicações e a dialogar com uma Comissão de estudantes. 

Os universitários concordaram com a proposta, desde que Salgado fizesse um comunicado formal marcando a reunião (dia, horário e local), e divulgando para a imprensa, demais estudantes do Campus do Bacanga e do interior.

A reunião deverá ser marcada para sexta-feira (17), e contará com a presença do reitor, de uma Comissão de estudantes, da Defensoria Pública e da Comissão de Direitos Humanos Assembleia. A pró-reitoria já anunciou a reunião por meio de nota no site da UFMA.

Veja outros pontos da Pauta:
ü  A pauta inclui ainda a entrega da residência estudantil dentro do Campus do Bacanga;
ü  Ampliação do Restaurante Universitário;
ü  Construção de uma creche universitária;
ü  Ampliação e reformulação das bolsas permanência, pesquisa e extensão;
ü  Entrega imediata das bibliotecas setoriais;
ü  Ampliação da frota de ônibus;
ü  Entrega do prédio de enfermagem;
ü  Construção de um centro de artes;
ü  Garantia de transparência no Projeto Político Pedagógico dos cursos de licenciatura interdisciplinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário