terça-feira, 1 de outubro de 2013

Emocionado Bira do Pindaré anuncia saída do PT

Da Assecom Dep. Bira

Em um discurso emocionado na Assembleia Legislativa do Maranhão, na manhã desta terça-feira (01), o deputado estadual Bira do Pindaré anunciou oficialmente sua desfiliação ao Partido dos Trabalhadores.

O parlamentar era militante do PT desde 1988 e filiado ao partido desde 1990. Bira, com uma voz embargada, disse que “os autênticos socialistas haverão sempre de se reencontrar em algum lugar, em algum momento”.

O Deputado fez um relato de sua história de luta dentro do Partido dos Trabalhadores e sua dedicação em defesa dos movimentos sociais e pela diminuição da desigualdade social.

Bira lembrou que se filiou ao PT embalado por um sonho e por um profundo desejo de mudar a realidade do povo maranhense. De família humilde, o Deputado nasceu em Pindaré-Mirim, de onde veio aos cinco anos de idade para São Luís. Morou nos bairros do João Paulo, Vila Palmeira, Bairro de Fátima, Caratatiua e Vinhais e sempre estudou em escola pública.

A militância política de Bira começou na Pastoral da Juventude, onde ele adquiriu formação cristã. Depois ingressou na Universidade Federal do Maranhão e se engajou no movimento estudantil exercendo papel de dirigente do DCE no final da década de oitenta. Neste período Bira conheceu o PT.

“Era incrível: um partido de esquerda, socialista, liderado por um nordestino operário, com ideias novas, criado pelos próprios trabalhadores, pelos mais pobres, sem atrelamentos ao poder vigente e fortemente apoiado pelos movimentos sociais, sindical e pelas comunidades eclesiais de base da Igreja”, relatou Bira.

Enquanto filiado ao PT, Bira exerceu o papel de presidente do Sindicato dos Bancários, Delegado Regional do Trabalho e foi candidato a vereador, senador e deputado estadual. O Deputado afirmou ser muito grato ao PT pelo imenso aprendizado e as oportunidades.

O Deputado reconheceu o papel decisivo do PT para as melhorias de vida do povo brasileiro, proporcionando avanços importantes em relação a geração de empregos, elevação de renda e implantação de programação de inclusão social.

Perseguição

Bira foi candidato a senador em 2006, após ser escolhido democraticamente pela militância do Estado, mas não teve o apoio da Direção Nacional, que já aliada da Oligarquia Sarney, apoiou Cafeteira, inclusive com declarações do presidente Lula.
Em 2010 houve a intervenção nacional impedindo a aliança com o PCdoB de Flávio Dino, na chapa, Bira seria novamente candidato ao Senado, conforme deliberação democrática tomada pela militância no Estado.
Em 2012, as pesquisas indicavam o nome de Bira como a melhor opção  do PT para prefeito de São Luís. No entanto, o Deputado foi preterido em favor das manipulações da oligarquia que, para impedir sua candidatura gerada no campo das oposições ao Governo do Estado, impôs a candidatura de Washington, que terminou em um vexatório quarto lugar.

Bira exerceu nesse período o cargo de dirigente da Executiva Estadual, como Secretário de Organização, mas surpreendentemente suas prerrogativas foram sumariamente suprimidas pelo presidente do partido.
Mais recentemente, o vice-governador tornou público o convite para que os dissidentes da aliança com o PMDB se retirassem. Não fosse o suficiente, negaram expressamente o direito da participação de Bira na propaganda partidária, preterindo em relação a outros. Tudo isso oficializado em carta assinada pelo presidente do Partido.

Tendo em vista as perseguições sofridas desde 2006, pelo diretório estadual do PT o deputado Bira avaliou como insustentável continuar no partido. “Não me sobrou escolha. Sou forçado a sair do PT e procurar outro caminho. Não saio por opção, saio porque fui convidado mais de uma vez a deixar o Partido”, declarou.

Bira encerrou seu pronunciamento agradecendo a militância da Resistência Petista, na pessoa de Manoel da Conceição, maior liderança camponesa da história do Maranhão, fundador do PT no Brasil, exemplo de vida e de dignidade, e principal referência da luta social.


3 comentários:

  1. Acho que escoheu o caminho errado. Melhor seria fazer os seus opositores sairemdo PT. Fico triste pela sua retirada. Fui amigo do seu pai e o seu nome foi-lhe dado como uma homegem a mim, segundo o saudoso Antonio Costa de Souza, meu colega e amigo.

    ResponderExcluir
  2. O PT de São Domingos do Maranhão lamenta demais a sua saída , estamos muitos tristes com isso....

    MEGA SURPRESOS,,,,,

    ResponderExcluir
  3. Fez o certo! Mostrou-se corajoso e combatente, um verdadeiro comunista... Agora vem para o PC do B. Pessoas como vc fazem a diferença na política do nosso país, mas infelizmente os corruptos são em numero maior e tentam de todas as formas manterem-se no poder...

    ResponderExcluir